Notícias

Registro raro ajuda a confirmar hipóteses sobre reprodução do tatu-canastra

Maior espécie de tatu do mundo, o discreto tatu-canastra foi flagrado em momento de cópula, em plena luz do dia, numa cena que ajuda a confirmar hipóteses dos pesquisadores

Duda Menegassi ·
5 de maio de 2023

Talvez o leitor tenha visto, nos últimos dias, um vídeo de dois tatus em pleno ato reprodutivo. O que o leitor talvez não saiba é que este registro é raríssimo e potencialmente inédito. Trata-se da cópula do tatu-canastra (Priodontes maximus), o maior tatu do mundo, realizada na beira de uma estrada de terra e em plena luz do dia – algo também pouco usual para espécie, que é mais ativa durante a noite e de hábitos discretos. 

A filmagem trouxe informações importantes para a equipe do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), que executa, desde 2010, um projeto dedicado à espécie. De acordo com uma postagem na página do Projeto Tatu-canastra, o registro ajuda a comprovar duas hipóteses que já haviam sido levantadas pelos pesquisadores sobre a espécie. A de que o tatu-canastra tem um dos maiores pênis em relação ao tamanho do corpo dentre todos os mamíferos terrestres – “um adulto tem em média 30 cm e como podemos ver no vídeo, isso é essencial para que o macho possa “alcançar” a fêmea”. E o porquê das pernas traseiras do tatu macho serem mais longas que as da fêmea. “Machos e fêmeas de tatu-canastra tem medidas corporais muito parecidas. Uma das únicas exceções é o tamanho das pernas traseiras, pois os machos sempre têm pernas mais longas. Acreditamos que isso é mais uma adaptação para ajudar o macho a alcançar a fêmea no momento da cópula. E pelo que vimos nestas imagens, todo centímetro conta, pois é possível observar que esse macho parece estar quase na ponta dos pés!”, comenta a publicação feita pela equipe do projeto.

Não se sabe, entretanto, de quem é a autoria do vídeo, que vem circulando pelas redes sociais. Além de poder dar os créditos autorais devidos, a equipe do Projeto Tatu-canastra solicita que quem souber quem é o autor da filmagem entre em contato, para que eles possam ter mais informações sobre o local e a circunstância em que o registro ocorreu.

Em 2020, um artigo sobre a maturidade sexual do tatu-canastra já apontava que “o tamanho importa” na reprodução dos tatus. Ainda de acordo com a pesquisa, estima-se que a espécie, classificada como Vulnerável à extinção, atinge a maturidade sexual apenas entre 6,5 e 8 anos. Mais de 5 anos depois do que se imaginava inicialmente.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
16 de maio de 2022

Brasileiro recebe prêmio internacional por trabalho na conservação do tatu-canastra

O prêmio Future for Nature Awards 2022 reconheceu o trabalho do biólogo Gabriel Massocato no Programa de Conservação do Tatu-Canastra

Reportagens
5 de janeiro de 2023

Orelhudo e de cauda nua: enigmática espécie de tatu é confirmada no Pantanal

Pouco conhecido pela ciência, tatu-de-rabo-mole-grande teve registros confirmados pela primeira vez no Pantanal. Estudo recomenda inclusão da espécie na lista de mamíferos de Mato Grosso do Sul

Análises
26 de março de 2015

O “fator zoológico” na difusão de campanhas de conservação

Apesar da pouca verba para pesquisa, os zoos brasileiros embarcaram na onda das campanhas de conservação. E os resultados são ótimos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Marina Grigorio Barbosa de Sousa diz:

    Qual a fonte desse mapa listado na matéria, o que apresenta as APA no Estado do Tocantins?