Notícias

Todo dia é dia de lançamento de livro no CBUC

Maria Tereza Pádua e George B. Shaller são alguns dos autores que lançam obras inéditas no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.

Daniele Bragança ·
18 de setembro de 2015 · 9 anos atrás
CBUC começa semana que vem. Acima, imagem da última edição do evento, ocorrido em 2012 em Natal (RN). Foto: Divulgação.
CBUC começa semana que vem. Acima, imagem da última edição do evento, ocorrido em 2012 em Natal (RN). Foto: Divulgação.

O VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, será marcado pelo lançamento de livros sobre sustentabilidade e áreas protegidas. Todos os lançamentos ocorrerão na miniarena, espaço com capacidade para 50 pessoas que será utilizada para discussões, apresentações e lançamentos diversos.

No dia 22, às 16h30, o zoólogo George B. Shaller lança o livro “Um naturalista e outros animais: Histórias de uma vida em campo”. Shaller é vice-presidente da Panthera Corporation, entidade dedicada à conservação das 38 espécies de felinos selvagens. Shaller é um dos maiores pesquisadores de grandes carnívoros. A primeira foto conhecida do leopardo-da-neve, por exemplo, foi tirada por ele. Nesse novo livro, que será lançado no CBUC, o biólogo faz uma compilação de 19 pequenos textos sobre suas viagens e descobertas nos últimos 50 anos. Em 2014, o também biólogo e colunista de ((o))eco Fábio Olmos entrevistou Shaller em sua passagem pelo Brasil. Confira a entrevista.

Na quarta-feira (23), também às 16h30, será a vez de Maria Tereza Pádua lançar seu livro “Conservando a Natureza no Brasil”. A obra reúne as experiências, histórias e curiosidades de sua trajetória profissional entre os anos de 1970 e 1980. Maria Tereza ajudou a criar inúmeras unidades de conservação no país no período, como a Reserva Biológica Atol das Rocas, a primeira reserva marinha do país.

IPÊ

Já o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, fará lançamento de três publicações. Os lançamentos acontecerão no próprio estande do Instituto com a presença dos autores, ao mesmo tempo, no dia 23, às 16h30.

Em “O Homem que salvou Nova York da falta de Água e outros 11 mestres da Sustentabilidade”, o pesquisador do IPÊ Rafael Morais Chiaravalloti conta histórias de personalidades que transformaram realidades ao se dedicarem à sustentabilidade.

Já em “Unidades de Conservação: fatos e personagens que fizeram a história das categorias de manejo” conta sobre as motivações para o surgimento das categorias de manejo das UCs que constituem o atual sistema de áreas protegidas. Os autores são a pesquisadora do IPÊ, Angela Pellin; o reitor da ESCAS e vice-presidente do IPÊ, Claudio Padua; e a mestre pela ESCAS Fabiana Pureza.

A publicação “BiodiverCidade: Desafios e oportunidades na gestão de áreas protegidas urbanas”, de autoria das biólogas Angela Pellin e Erika Guimarães, faz uma reflexão sobre o papel das áreas protegidas no contexto das cidades e sobre a necessidade de aprimorar a gestão desses espaços, ampliando sua proteção e tornando-os mais integrados à sociedade.

WWF-Brasil

O WWF-Brasil irá lançar três publicações inéditas na miniarena do CBUC. Na terça, às 12h30, será lançado o livro “Gestão Integrada de Áreas Protegidas – Uma análise da efetividade de mosaicos”.

No dia seguinte, às 13h30, mais duas publicações são lançadas: “Sinalização de Trilhas – Um Manual Prático” e “Biodiversidade em Unidades de Conservação”. A ONG promoverá também dois eventos paralelos para discutir temas de interesse para a gestão das áreas protegidas.

 

 

Leia Também
Maria Tereza Pádua: “Estão acabando com as Unidades de Conservação”
CBUC: a hora e a vez das unidades de conservação no Brasil
8ª edição do CBUC quer atrair público não especializado

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
9 de abril de 2015

8ª edição do CBUC quer atrair público não especializado

Até o próximo dia 15 de abril estarão abertas as inscrições para o envio de trabalhos técnicos. Encontro quer atrair público mais variado.

Salada Verde
27 de janeiro de 2015

CBUC: a hora e a vez das unidades de conservação no Brasil

Realizado desde 1997, evento reúne especialistas reconhecidos globalmente na área de conservação e celebrará sua 8ª edição “misturando” gerações.

Reportagens
4 de junho de 2015

Maria Tereza Pádua: “Estão acabando com as Unidades de Conservação”

A agrônoma lembra o histórico das áreas protegidas que ajudou a criar e da destruição dos biomas brasileiros ao longo dos últimos 50 anos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.