Embora o texto final da Conferência da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas ainda esteja sendo negociado a portas fechadas pelas delegações, tudo indica que há acordo na inclusão de um parágrafo sobre o combate das emissões de gases estufa por desmatamento. A decisão que sairá de Bali será o ‘roadmap’ ou mapa do caminho para as negociações que ocorrerão até 2009 a fim de estabelecer uma nova fase do Protocolo de Quioto.
Portanto, mencionar o desmatamento como um problema importante dentro de uma estratégia global de combate ao aquecimento significa que nos novos compromissos de Quioto surgirão políticas para lidar com as florestas. O texto diz que “políticas e incentivos positivos” vão ser dados para mitigar emissões advindas do desmatamento e degradação de florestas em países em desenvolvimento.
A decepção de alguns aqui em Bali foi de que se esperava uma decisão sobre como seriam estes incentivos nestas negociações. Mas a diferença de visões sobre o que quer o Brasil, que defende um fundo voluntário para reduzir o desmatamento, e Papua Nova Guiné, que briga para aprovar a venda créditos de carbono de florestas, travou maiores avanços. O comitê técnico da Convenção do Clima que analisa as propostas definiu que em março de 2008 haverá uma nova rodada de discussões sobre as políticas para as florestas tropicais.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O impacto da poluição por combustíveis fósseis nos oceanos traz custos enormes
Um novo estudo detalha o preço que a sociedade está pagando pela queima de carvão, petróleo e gás →
Se nós os parimos, por que eles nos matam?
Essa não é uma pergunta para as mulheres responderem sozinhas, porque a violência de gênero não pode continuar sendo tratada como uma pauta feminina →
Inspirado pelo SUS, estado do Rio lança rede de atendimento à fauna silvestre
Com investimento de R$100 milhões, iniciativa prevê unidades móveis, criação de centro de pesquisa e quatro novos centros de atendimento e reabilitação da fauna →
