Reportagens

Florestas no “roadmap”

Embora não tenha definido como será o mecanismo global de combate às emissões do desmatamento, Conferência do Clima colocou o tema na agenda da segunda fase de Quioto.

Gustavo Faleiros ·
15 de dezembro de 2007 · 16 anos atrás

Embora o texto final da Conferência da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas ainda esteja sendo negociado a portas fechadas pelas delegações, tudo indica que há acordo na inclusão de um parágrafo sobre o combate das emissões de gases estufa por desmatamento. A decisão que sairá de Bali será o ‘roadmap’ ou mapa do caminho para as negociações que ocorrerão até 2009 a fim de estabelecer uma nova fase do Protocolo de Quioto.

Portanto, mencionar o desmatamento como um problema importante dentro de uma estratégia global de combate ao aquecimento significa que nos novos compromissos de Quioto surgirão políticas para lidar com as florestas. O texto diz que “políticas e incentivos positivos” vão ser dados para mitigar emissões advindas do desmatamento e degradação de florestas em países em desenvolvimento.

A decepção de alguns aqui em Bali foi de que se esperava uma decisão sobre como seriam estes incentivos nestas negociações. Mas a diferença de visões sobre o que quer o Brasil, que defende um fundo voluntário para reduzir o desmatamento, e Papua Nova Guiné, que briga para aprovar a venda créditos de carbono de florestas, travou maiores avanços. O comitê técnico da Convenção do Clima que analisa as propostas definiu que em março de 2008 haverá uma nova rodada de discussões sobre as políticas para as florestas tropicais.

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.