Reportagens

Florestas no “roadmap”

Embora não tenha definido como será o mecanismo global de combate às emissões do desmatamento, Conferência do Clima colocou o tema na agenda da segunda fase de Quioto.

Gustavo Faleiros ·
15 de dezembro de 2007 · 19 anos atrás

Embora o texto final da Conferência da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas ainda esteja sendo negociado a portas fechadas pelas delegações, tudo indica que há acordo na inclusão de um parágrafo sobre o combate das emissões de gases estufa por desmatamento. A decisão que sairá de Bali será o ‘roadmap’ ou mapa do caminho para as negociações que ocorrerão até 2009 a fim de estabelecer uma nova fase do Protocolo de Quioto.

Portanto, mencionar o desmatamento como um problema importante dentro de uma estratégia global de combate ao aquecimento significa que nos novos compromissos de Quioto surgirão políticas para lidar com as florestas. O texto diz que “políticas e incentivos positivos” vão ser dados para mitigar emissões advindas do desmatamento e degradação de florestas em países em desenvolvimento.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A decepção de alguns aqui em Bali foi de que se esperava uma decisão sobre como seriam estes incentivos nestas negociações. Mas a diferença de visões sobre o que quer o Brasil, que defende um fundo voluntário para reduzir o desmatamento, e Papua Nova Guiné, que briga para aprovar a venda créditos de carbono de florestas, travou maiores avanços. O comitê técnico da Convenção do Clima que analisa as propostas definiu que em março de 2008 haverá uma nova rodada de discussões sobre as políticas para as florestas tropicais.

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.