Reportagens

Os cetáceos e o petróleo

Estudo revela que golfinhos e botos do litoral de Campos – maior área de produção de petróleo do país – convivem bem com a atividade de prospecção marinha. O perigo são os barcos.

Marina Lemle ·
16 de março de 2007 · 17 anos atrás

Ao contrário do que se poderia supor, as plataformas de petróleo não causam impacto direto sobre baleias e golfinhos. É até possível que gostem das vigas incrustadas de cracas, anêmonas, corais e crustáceos que atraem peixinhos e das luzes e sons que servem para orientação. A conclusão é do biólogo Salvatore Siciliano, coordenador do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, e um dos autores do guia “Baleias, Botos e Golfinhos na Bacia de Campos”, lançado ano passado. O livro descreve, mapeia e informa o status de conservação de 30 espécies de ocorrência confirmada entre o norte do estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, área de maior produção de petróleo do país.

Desenvolvido em parceria com a Gerência de Avaliação e Monitoramento Ambiental do Centro de Pesquisas da Petrobras (AMA/Cenpes), o levantamento embasa respostas a questões pontuais do Ibama sobre padrões de distribuição e comportamentos de cetáceos em processos de licenciamento ambiental. A empresa procurou o grupo da Fiocruz por causa das linhas de pesquisa já em curso. “É importante para a empresa conhecer a dinâmica dos cetáceos na região. Não observamos relação de causa e efeito entre a exploração de petróleo e gás e o padrão de mortalidade de cetáceos na Bacia de Campos”, afirma Siciliano.

Por serem animais de amplo deslocamento e complexa distribuição, a Petrobras patrocinou expedições que cobriram tanto as águas rasas da plataforma continental quanto as mais profundas, além do talude continental. Segundo o biólogo Moacir Apolinário, a pesquisa permitiu uma visão mais ampla da distribuição espacial dos cetáceos, e a análise de dados naturais como temperatura de superfície do mar, relevo de fundo e profundidade ajudarão a interpretar esta distribuição. Ele lembra que as expedições possibilitaram ainda a realização de estudos comportamentais dos animais e a coleta de material genético (pele e gordura) para análises populacionais. “A pesquisa é um passo para defendermos a idéia de um licenciamento amplo e regional quando se tratando de organismos de ampla distribuição ao longo do Atlântico Sul”, diz.

Saúde ambiental atrai baleias em recuperação

De acordo com Salvatore Siciliano, a presença de baleias e golfinhos na região de Campos se deve à riqueza do ambiente. “No litoral do Rio de Janeiro ocorre o fenômeno da ressurgência costeira, que é um enriquecimento de toda a cadeia alimentar, desde o fitoplâncton. A água fria, cheia de nutrientes e oxigênio, vem até a superfície. Com o sol, aumenta a produção do fitoplâncton e há uma explosão de vida marinha”, explica.

O biólogo afirma que as baleias jubarte e franca estão se recuperando bem, depois de um século e meio de caça comercial. A equipe da Ensp avalia se há padrões de encalhes e em que épocas do ano eles são mais freqüentes. Segundo ele, de três a cinco jubartes encalham por ano no litoral do Rio de Janeiro, um padrão de mortalidade que permanece igual desde os anos 80, o que sugere que a exploração do petróleo não cause impacto negativo direto sobre a fauna. Siciliano observa, entretanto, que a exploração de petróleo é anterior às pesquisas, e não havendo dados anteriores para comparação, a conclusão de que não haja relação de causa e efeito é apenas aparente. Entre os riscos reais, ele menciona vazamentos de óleo e o aumento do tráfego de embarcações, que pode resultar em atropelamentos.

Se, em condições normais de temperatura e pressão, isto é, sem catástrofes como a da plataforma P-36 em 2001, os cetáceos convivem bem com essas gigantes estruturas metálicas, o mesmo não se pode dizer da relação dos animais com barcos, principalmente os de pesca artesanal. O biólogo explica que botos e golfinhos ficam presos em redes de espera, lançadas ao mar e deixadas submersas durante horas, com o barco à deriva, para capturar tainhas, corvinas e o que mais tentar passar por ali. “O boto-cinza e a toninha sofrem muito com a pesca artesanal”, lamenta.

* Marina Lemle é jornalista especializada em ciência e tecnologia. Trabalha na ONG Viva Rio e colabora para o site SciDev.Net.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.