Reportagens

Fome chinesa deixa a floresta vazia

Para o presidente da Conservação Internacional, o desenvolvimento econômico e atração dos estômagos chineses por carne de animais silvestres são péssimas notícias para a fauna de países do oriente.

Vandré Fonseca ·
28 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Mittermeier encontrou um exemplar de matá-matá em mercado na Ásia (Foto Vandré Fonseca)
Mittermeier encontrou um exemplar de matá-matá em mercado na Ásia (Foto Vandré Fonseca)
Para Mittermeier é preciso uma mudança de cultura na região, para reduzir o tráfico de animais. Ele destaca a diferença entre China e Índia, como uma população quase tão gigantesca quanto a chinesa, mas onde o consumo de carne não é tão popular. “Na Índia, em qualquer área de floresta, você encontra elefantes, pássaros, macacos. Na China, não encontra nenhum bicho”, compara.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Garimpo fiscalizado em área dentro do Parque Nacional Juruena. Foto: ICMBio / Divulgação
Reportagens
24 de agosto de 2026

Garimpo dispara no Parque Nacional do Juruena e levanta alerta sobre avanço de facções

O desmatamento relacionado à mineração ilegal aumentou 660% no parque em apenas oito meses e relatos apontam possível envolvimento de facções criminosas

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.