Reportagens

O mapa do fogo na Chapada

Redação ((o))eco ·
11 de novembro de 2008 · 14 anos atrás

 
Como O Eco tem mostrado nas últimas semanas, focos de incêndio estão destruindo um dos mais belos e mais visitados Parques Nacionais brasileiros, a Chapada Diamatina. Desde o início de outubro, cerca de 70 mil hectares já foram queimados.
Você pode ler em detalhes, em reportagem de Felipe Lobo, a tragédia sobre a Chapada. Clique aqui
Você também pode baixar o mapa interativo criado pelo Monitor O Eco (imagem ao lado) para saber através de imagens de satélite quais foram exatamente as áreas queimadas na Chapada Diamatina.
Para isso é preciso baixar o arquivo abaixo e abri-lo no Google Earth.
Clique aqui para baixar o arquivo (.KMZ – 1 MB)
Depois que você baixar o arquivo, clique em cada um dos pontos vermelhos. Eles correspondem aos focos do calor captados pelo sensor NOAA 15 durante os dias 05 e 11 de novembro. A cada clique,  as informações sobre cada ponto (local, dia e vegetação queimada) aparecerá.
Você pode ver mais informações e fotos clicando no banner de O Eco.
Por fim, experimente clicar na pasta “Imagem de focos (Modis)”, na barra lugares temporários à esquerda. Você verá uma imagem da Nasa tirada no último dia 07 de novembro que mostra a extenção do incêndio dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Para conhecer o Monitor O Eco. Clique Aqui

Leia também

Reportagens
6 de dezembro de 2022

JBS, Marfrig e Minerva não estão em conformidade com lei europeia anti-desmatamento, mostra estudo

Regulação, aprovada na madrugada desta terça-feira (6), proíbe a entrada no mercado Europeu de commodities produzidas em áreas desmatadas após dezembro de 2020

Salada Verde
6 de dezembro de 2022

Pressão do agronegócio impossibilita recenseamento do IBGE em Mato Grosso

Situação foi revelada pela coluna de Míriam Leitão, em O Globo. Em ranking divulgado pelo Instituto nesta terça, estado ocupa último lugar no ranking de recenseamento

Salada Verde
6 de dezembro de 2022

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha

Premiação quer dar visibilidade às iniciativas brasileiras de conservação do Oceano. Inscrições terminam nesta sexta-feira (09)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta