Reportagens

Pés nos pedais, mãos na terra

A bordo de sua bicicleta azul, um senhor de 57 anos recupera margens de estradas no Vale do Paraíba (RJ) plantando árvores. É trabalho duro, emprego fixo e reconhecimento nas ruas.

Redação ((o))eco ·
23 de dezembro de 2008 · 17 anos atrás
Viveiro criado por seu Humberto no quintal de casa para produzir as mudas que serão plantadas pela região. (Foto: Felipe Lobo)
Viveiro criado por seu Humberto no quintal de casa para produzir as mudas que serão plantadas pela região. (Foto: Felipe Lobo)
A cada dois meses, seu Humberto limpa a área ao redor de suas mudas, para que o capim não cresça e ajude a propagar o fogo. Como são mais de mil árvores até agora, ele incorporou o trabalho à sua rotina. “Todo dia, depois do plantio, faço a campina de algumas mudas no trajeto de volta. Mesmo aquelas que já estão grandes”. Não é à toa que ele faz sucesso. É comum, por exemplo, os turistas o pararem na rua e pedirem uma muda de presente. Mas Pasiello não deixa a fama subir à cabeça. “O pessoal diz que, quando eu não estiver mais aqui, as mudas que eu plantei ficarão para sempre. Essa será a minha lembrança”, finalizou.

Leia também

Colunas
27 de janeiro de 2026

A reabilitação de Elsa

Resgatada pela guarda florestal no Quênia, em 1956, a leoa Elsa é protagonista de uma épica história de reabilitação bem antes do termo ser cunhado

Fotografia
26 de janeiro de 2026

Voo livre: o colorido das araras-canindé retorna ao Rio

Extinta no estado há mais de 200 anos, aves ganharam uma segunda chance de colorir as florestas fluminenses com reintrodução no Parque Nacional da Tijuca

Colunas
26 de janeiro de 2026

O gavião Farialimer e as aves do antropoceno paulistano

A saga do gavião-asa-de-telha, da extinção à vida na metrópole, e seus vizinhos na paulicéia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.