Reportagens

Os braços do Parnaíba

Fotógrafo vê as diversas facetas do maior delta de águas abertas das Américas. Mais de 80 ilhas guardam enorme riqueza de flora e fauna, como os biguás e os socós-boi.

Palê Zuppani ·
18 de dezembro de 2007 · 18 anos atrás

Rios, lagoas, igarapés, mangues e dunas formam uma paisagem exuberante. Maior delta de águas abertas das Américas, o delta do Parnaíba possui mais de 80 ilhas, que escondem lugares únicos, com beleza ímpar.

É entrando no mangue que os habitantes do Delta do Parnaíba tiram seu sustento. Os muitos catadores de caranguejos da região repetem todos os dias a dura rotina em busca de ao menos cem animais. A vida dos catadores de caranguejo é uma das muitas realidades que cercam o delta do Parnaíba, onde vivem também o pescador, o agricultor, o barqueiro, a lavadeira, o guia…

Pelas fotos podemos fazer uma volta pela vida do delta do Parnaíba. Boa viagem!

* Palê Zuppani – É fotógrafo e está fazendo uma expedição por todo o Nordeste brasileiro. Ele mantém o site Foto Natural.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
13 de março de 2026

Quem são os atingidos por desastres?

Há mais de dez anos desde o rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais (MG), faltam informações e sobram consequências

Notícias
13 de março de 2026

Nascimento de filhote de harpia em reserva da Bahia é comemorado pela Ciência

Desde 2018 não eram registrados nascimentos na unidade. Filhote ativo no Corredor Central da Mata Atlântica é passo importante para evitar extinção

Salada Verde
13 de março de 2026

Em homenagem ao cão Orelha, governo aumenta multa para quem maltrata animais

Novo decreto amplia de R$500 para R$ 1.500 valor da multa mínima em caso de maus tratos aos animais. Governo também estabeleceu a criação da Conferência Nacional de Direitos Animais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.