Reportagens

Os braços do Parnaíba

Fotógrafo vê as diversas facetas do maior delta de águas abertas das Américas. Mais de 80 ilhas guardam enorme riqueza de flora e fauna, como os biguás e os socós-boi.

Palê Zuppani ·
18 de dezembro de 2007 · 18 anos atrás

Rios, lagoas, igarapés, mangues e dunas formam uma paisagem exuberante. Maior delta de águas abertas das Américas, o delta do Parnaíba possui mais de 80 ilhas, que escondem lugares únicos, com beleza ímpar.

É entrando no mangue que os habitantes do Delta do Parnaíba tiram seu sustento. Os muitos catadores de caranguejos da região repetem todos os dias a dura rotina em busca de ao menos cem animais. A vida dos catadores de caranguejo é uma das muitas realidades que cercam o delta do Parnaíba, onde vivem também o pescador, o agricultor, o barqueiro, a lavadeira, o guia…

Pelas fotos podemos fazer uma volta pela vida do delta do Parnaíba. Boa viagem!

* Palê Zuppani – É fotógrafo e está fazendo uma expedição por todo o Nordeste brasileiro. Ele mantém o site Foto Natural.

Leia também

Análises
19 de dezembro de 2025

Consórcio de cacau com nativas fortalece a bioeconomia no Sul da Bahia

A alternativa sustentável e de baixo carbono torna o sistema produtivo mais resistente e o fruto comercialmente mais interessante para o mercado

Colunas
19 de dezembro de 2025

Vem aí o Próximo Congresso Mundial de Áreas Protegidas e Conservadas

Breve histórico dos congressos anteriores, temas para o próximo e importância das metas globais de biodiversidade

Notícias
19 de dezembro de 2025

A herança maldita da pesca predatória no Brasil desde a colonização

Com base em registros históricos desde 1500, pesquisa revela efeitos de longo prazo da pesca nas populações de espécies marinhas brasileiras, como baleias, peixe-boi e garoupas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.