Reportagens

Exploração de madeira cai pela metade

Dados que serão divulgados em breve pelo governo e Imazon mostrarão que total de madeira explorado na Amazônia caiu de 25 milhões de m3/ano para 11 milhões de m3/ano.

Redação ((o))eco ·
26 de outubro de 2009 · 16 anos atrás

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antonio Carlos Hummel, esteve na semana passada no XIII Congresso Mundial de Florestas, em Buenos Aires, e revelou a um pequeno grupo de jornalistas latino-americanos os novos números sobre a exploração madeireira na Amazônia. Os dados, que ainda serão apresentados oficialmente em estudo do governo em parceria com a não governamental Imazon, mostram que houve uma redução de 25 milhões de metros cúbicos por ano de madeira nativa para 11 milhões de metros cúbicos/ano. Na visão de Hummel, a queda se deve ao cerco iniciado pelo governo federal aos madeireiros nos últimos anos. “Não tenho dúvidas que isso é resultado da política de comando e controle”, disse ao lembrar do cancelamento de milhares de planos de manejo em terras devolutas.

Além disso, sustentou o diretor do Serviço Florestal, houve uma total inversão do padrão de exploração da madeira. Enquanto em 2003 , cerca de 80% do suprimento era ilegal, agora 70% da oferta se tornou legalizada. No Congresso em Buenos Aires, foram apresentados os casos de sucesso de exploração da Floresta Nacional do Jamari (RO), a primeira concessão dentro do novo modelo de Gestão de Florestas Públicas.  (Gustavo Faleiros)

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
20 de março de 2026

Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha

Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Notícias
20 de março de 2026

Qualidade da água na Mata Atlântica estagna e pontos com nível “bom” despencam

Relatório da SOS Mata Atlântica mostra piora discreta, mas persistente, nas águas do bioma. Também averiguou que nenhum rio apresentou qualidade ótima em 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.