Reportagens

Ocupação ilegal suspensa

Justiça Federal suspende decisão que reintegrava posse de mais de 65 mil hectares do Parque Nacional dos Campos Amazônicos a empresários e produtores rurais.

Redação ((o))eco ·
10 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

O desembargador Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) proferiu no dia 6 de novembro decisão que suspende a reintegração de posse de 65.958 hectares no interior do Parque Nacional dos Campos Amazônicos (RO/AM/MT). A posse havia sido concedida por um juiz federal de Rondônia à Associação dos Produtores Rurais de Machadinho d’Oeste (Apromar), mesmo admitindo que se tratava de ocupação de terra pública. Na decisão de Paes de Barros, o trágico caso de degradação da Floresta Nacional de Bom Futuro foi lembrado como um exemplo a não ser seguido. Para evitar danos como que acontecem na outra área federal, o desembargador determinou que até o julgamento do recurso de apelação ninguém está autorizado a ocupar o parque nacional.

Relembre o caso:

Invadido com aval da Justiça

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

À espera de um filhote de harpia

Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie

Análises
23 de julho de 2026

O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução

Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.