Reportagens

Chavez quer fazer chover

Venezuela chama especialistas cubanos para fazer chover na bacia do rio Orinoco para tentar aliviar estiagem agravada pelo El Niño.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

Por causa de uma estiagem severa que está obrigando venezuelanos a racionamento de água e energia elétrica, o presidente Hugo Chávez anunciou que vai se unir a pesquisadores cubanos para sobrevoar um afluente do rio Orinoco, na região amazônica, e literalmente “bombardear nuvens de chuva”. Nas o líder venezuelano não revelou que tecnologia os cubanos usarão para fazer chover em seu país.

Aqui no Brasil, uma experiência foi bem sucedida em fazer chover sobre a Bahia para reduzir os impactos das queimadas sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Relembre em: Brincando de deus na Chapada Diamantina

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.