Nesta tarde, os textos ainda estavam com muitos colchetes (itens não consensuais), mas segundo a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn, uma decisão política em áreas como metas ou finanças pode destravar muitos pontos de discordância ao mesmo tempo, nas mais diferentes áreas. Uma delas é a de florestas. “As negociações envolvendo REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) até que estão boas. O que ainda não sabemos é se o que concordamos sobre a área de florestas vai ser apençado ao documento final com as decisões da COP15. Se ele entrar, ainda vamos ter que trabalhar muito”, disse Kahn, sugerindo que as negociações continuem até amanhã.
O que se desenha até agora é a formatação de um documento com a decisão da COP15, vinculado a uma série de anexos, ou apêndices, com procedimentos para acordos futuros em REDD, transferência de tecnologia, finanças, sensitividade (associada ao impacto econômico da transformação para uma economia de baixo carbono) e mercado. “Neste ponto, por exemplo, o apêndice proposto sugere que dentro de mais um ano sejam definidos detalhes sobre fontes de captação de recursos para enfrentamento das mudanças climáticas”, diz Kahn.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes
Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga →
Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica
O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado →
Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul
Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas →

