Reportagens

O REDD no Vietnã

Semana passada, o alto escalão do governo vietnamita discutiu como reduzir a pobreza e a destruição das florestas tropicais. Desafios são grandes como os brasileiros.

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

Discussões no Vietnã levantaram um dos grandes problemas de países que detêm importantes fragmentos de florestas tropicais e os desafios de mantê-las conservadas para evitar o agravamento do aquecimento do planeta, entre demais benesses sócio-ambientais. Elas mostraram um balanço de um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais na Ásia. Em 2009, o governo decidiu implantar um projeto experimental de redução de emissões por desmatamento e degradação (REDD) em duas de suas províncias, envolvendo proteção, suporte financeiro e educação ambiental. Em um ano, as medidas renderam 4.1 milhões de dólares para essas duas províncias. Em 2010, estima-se que o Vietnã aumente entre 1 e 1.5% o valor de suas florestas e consiga atingir 40% de cobertura florestal. Pelo menos é o que agências internacionais especulam, mas para se chegar a isso os esforços vão ter que ser dobrados. Entre 1990 e 2005 o país perdeu cerca de 78% de suas florestas primárias, e as taxas de desmatamento ainda estão entre as maiores do mundo, ainda que se comparado a este período, a redução da devastação tenha diminuído 18%. Segundo o governo, 85% das áreas ainda preservadas apresentam elevados níveis de pobreza. Envolver a população nos esforços de conservação tem tudo a ver com acabar com as mazelas sociais.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.