Reportagens

Fogo na Amazônia causa morte de idosos

Pesquisa sugere que 50% a 80% das mortes de pessoas acima de 65 anos sejam provocadas por problemas respiratórios agravados por queimadas.

Redação ((o))eco ·
24 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

Pesquisadores da Fiocruz acabam de concluir um estudo que traça uma relação direta entre as queimadas na Amazônia e a saúde respiatória de seus moradores. O levantamento foi feito no estado de Rondônia e apontou que doenças respiratórias explicariam de 50 a 80% da mortalidade de idosos de mais de 65 anos na região.

Conforme O Eco demonstrou na série “A trajetória da fumaça”, existe uma dificuldade muito grande de se obter dados confiáveis e históricos sobre a saúde da população que vive na Amazônia, devido à precariedade dos serviços, da vastidão da região e da diversidade de pessoas que escolheram a área para viver.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Neste estudo, os pesquisadores optaram por avaliar os registros de óbitos do SUS com focos de calor identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre 1998 e 2005. E a escolha por Rondônia se deveu à localização estratégica do estado no contexto da abertura de áreas de desmatamento na Amazônia e à dispersão de poluentes no sentido Norte-Sul.

Saiba mais sobre as relações entre queimadas na Amazônia e saúde acessando: www.trajetoriadafumaca.com.br

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.