Reportagens

Fogo na Amazônia causa morte de idosos

Pesquisa sugere que 50% a 80% das mortes de pessoas acima de 65 anos sejam provocadas por problemas respiratórios agravados por queimadas.

Redação ((o))eco ·
24 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

Pesquisadores da Fiocruz acabam de concluir um estudo que traça uma relação direta entre as queimadas na Amazônia e a saúde respiatória de seus moradores. O levantamento foi feito no estado de Rondônia e apontou que doenças respiratórias explicariam de 50 a 80% da mortalidade de idosos de mais de 65 anos na região.

Conforme O Eco demonstrou na série “A trajetória da fumaça”, existe uma dificuldade muito grande de se obter dados confiáveis e históricos sobre a saúde da população que vive na Amazônia, devido à precariedade dos serviços, da vastidão da região e da diversidade de pessoas que escolheram a área para viver.

Neste estudo, os pesquisadores optaram por avaliar os registros de óbitos do SUS com focos de calor identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre 1998 e 2005. E a escolha por Rondônia se deveu à localização estratégica do estado no contexto da abertura de áreas de desmatamento na Amazônia e à dispersão de poluentes no sentido Norte-Sul.

Saiba mais sobre as relações entre queimadas na Amazônia e saúde acessando: www.trajetoriadafumaca.com.br

Leia também

Salada Verde
9 de dezembro de 2025

Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil

Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental

Notícias
9 de dezembro de 2025

Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF

Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida

Análises
9 de dezembro de 2025

Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo 

A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.