Reportagens

Previsão de queimadas até maio

De acordo com boletim do INPE, Pará e Roraima podem se preparar para mais queimadas nos próximos meses. Partes da região Norte ficarão com chuvas abaixo da média até maio.

Redação ((o))eco ·
2 de março de 2010 · 16 anos atrás

Se as previsões se confirmarem, podemos esperar um início de 2010 com mais secas e queimadas em partes do Cerrado e da Amazônia. Isto é o que aponta a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) para os meses de março, abril e maio. A continuidade do fenômeno El Niño deve provocar chuvas acima da média no Sul e abaixo no Nordeste. De acordo com o boletim do CPTEC, no mês de janeiro foram contabilizados 1.350 focos de queimadas no Brasil. Isto é 77% menos do que o registrado no mês anterior e 41% mais baixo do que janeiro de 2009.

Para os próximos meses, a tendência é de queimadas especialmente no norte do Pará, e centro-norte de Roraima (já atingido por queimadas em fevereiro), além do norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, onde os focos de calor podem diminuir só em maio. A estiagem normal nos estados do centro do Brasil, em especial no Mato Grosso e em partes do Sudeste, também será o período esperado para novos incêndios. Deve chover menos do que o normal na maior parte da região Norte, como no Amapá e no nordeste do Pará, onde as temperaturas serão mais altas. No centro-oeste as temperaturas também estarão acima da média, mas as chuvas normais para o período, de difícil previsão, como no Sudeste. Só no Sul as chuvas devem aumentar.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.