Reportagens

Previsão de queimadas até maio

De acordo com boletim do INPE, Pará e Roraima podem se preparar para mais queimadas nos próximos meses. Partes da região Norte ficarão com chuvas abaixo da média até maio.

Redação ((o))eco ·
2 de março de 2010 · 17 anos atrás

Se as previsões se confirmarem, podemos esperar um início de 2010 com mais secas e queimadas em partes do Cerrado e da Amazônia. Isto é o que aponta a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) para os meses de março, abril e maio. A continuidade do fenômeno El Niño deve provocar chuvas acima da média no Sul e abaixo no Nordeste. De acordo com o boletim do CPTEC, no mês de janeiro foram contabilizados 1.350 focos de queimadas no Brasil. Isto é 77% menos do que o registrado no mês anterior e 41% mais baixo do que janeiro de 2009.

Para os próximos meses, a tendência é de queimadas especialmente no norte do Pará, e centro-norte de Roraima (já atingido por queimadas em fevereiro), além do norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, onde os focos de calor podem diminuir só em maio. A estiagem normal nos estados do centro do Brasil, em especial no Mato Grosso e em partes do Sudeste, também será o período esperado para novos incêndios. Deve chover menos do que o normal na maior parte da região Norte, como no Amapá e no nordeste do Pará, onde as temperaturas serão mais altas. No centro-oeste as temperaturas também estarão acima da média, mas as chuvas normais para o período, de difícil previsão, como no Sudeste. Só no Sul as chuvas devem aumentar.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Colunas
17 de setembro de 2026

A palavra que derruba a floresta

Na Amazônia, o discurso político pode estimular o desmatamento mesmo quando não há mudanças formais na legislação ou na fiscalização

Salada Verde
17 de setembro de 2026

Justiça suspende licenças e paralisa obras do complexo Maraey, em Maricá

Decisão atende a pedido do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do MP do Estado do Rio de Janeiro e aponta risco de danos irreversíveis à fauna e à flora da área protegida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.