Reportagens

Apoio europeu ao desmatamento

Wetlands International divulga documento vazado da União Européia revelando disposição em apoiar conversão de florestas nativas em lavouras para produção de biocombustíveis.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2010 · 16 anos atrás

A organização Wetlands International divulgou ontem o vazamento de um documento atribuído à União Européia (EU) que contraria seus supostos compromissos de lutar pelo estabelecimento de um critério sério para evitar perda de florestas tropicais para produção de biocombustíveis. Segundo o documento, a comissão demontsra apoio à conversão de florestas em lavouras para produção de óleo de dendê.

A Wetlands convocou diversas outras organizações para pressionarem ainda mais a UE para restringir seu conceito de florestas, que hoje abarca qualquer conjunto de árvores, mesmo monocultura. O representante da organização, Alexa Kaat, explica que na carta endereçada à comissão eles avisam que a ampla definição de florestas só vai acelerar o desmatamento, violando diversos artigos da Diretiva de Energias Renováveis da própria UE.

Leia o documento aqui (em inglês).

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.