Reportagens

Cálculo de carbono em áreas de reflorestamento

Dissertação de mestrado apresentada esta semana no Inpa estima que uma área reflorestada na Amazônia Central, com indivíduos de até 5 anos,estoca cerca de 2,2 toneladas de biomassa por hectare.

Redação ((o))eco ·
12 de maio de 2010 · 16 anos atrás

Manaus – Uma dissertação de mestrado apresentada esta semana no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(Inpa) permite o cálculo do estoque de biomassa e carbono em florestas em processo de regeneração. O engenheiro florestal Gabriel Henrique Ribeiro analisou mudas e árvores em crescimento com até 5 centímetros de Diâmetro na Altura do Peito (DAP) e com mais de 30 centímetros de altura, da área experimental do Inpa na estrada ZF-2, Zona Rural de Manaus.

O estudo utilizou uma técnica desenvolvida no instituto que utiliza fórmulas matemáticas e o tamanho das árvores para medir a biomassa, sem a necessidade de derrubá-las. Com o resultado, o pesquisador estimou que uma área reflorestada na Amazônia Central, com indivíduos de até 5 anos,estoca cerca de 2,2 toneladas de biomassa por hectare. O estudo foi realizado em uma área atingida por tempestadas no início de 2005,que causaram morte de árvores e abriu clareiras na floresta.

O contato do pesquisador Gabriel Henrique Ribeiro é [email protected]
(Vandré Fonseca)

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.