Reportagens

Cálculo de carbono em áreas de reflorestamento

Dissertação de mestrado apresentada esta semana no Inpa estima que uma área reflorestada na Amazônia Central, com indivíduos de até 5 anos,estoca cerca de 2,2 toneladas de biomassa por hectare.

Redação ((o))eco ·
12 de maio de 2010 · 16 anos atrás

Manaus – Uma dissertação de mestrado apresentada esta semana no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(Inpa) permite o cálculo do estoque de biomassa e carbono em florestas em processo de regeneração. O engenheiro florestal Gabriel Henrique Ribeiro analisou mudas e árvores em crescimento com até 5 centímetros de Diâmetro na Altura do Peito (DAP) e com mais de 30 centímetros de altura, da área experimental do Inpa na estrada ZF-2, Zona Rural de Manaus.

O estudo utilizou uma técnica desenvolvida no instituto que utiliza fórmulas matemáticas e o tamanho das árvores para medir a biomassa, sem a necessidade de derrubá-las. Com o resultado, o pesquisador estimou que uma área reflorestada na Amazônia Central, com indivíduos de até 5 anos,estoca cerca de 2,2 toneladas de biomassa por hectare. O estudo foi realizado em uma área atingida por tempestadas no início de 2005,que causaram morte de árvores e abriu clareiras na floresta.

O contato do pesquisador Gabriel Henrique Ribeiro é [email protected]
(Vandré Fonseca)

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de julho de 2026

Da COP28 às últimas negociações em Bonn: o lugar da cultura no regime climático da ONU

A transversalidade do termo, que abre espaço para pautas como diversidade e direitos humanos, segue impedindo avanços e tratando a cultura como secundária ou alternativa

Salada Verde
21 de julho de 2026

Reserva do IBGE no Distrito Federal é transformada em Estação Ecológica

Com a mudança, a reserva ecológica de 1,3 mil hectares no Cerrado que abriga mais de 4 mil espécies passará a ser gerida de forma integrada entre IBGE e ICMBio

Análises
21 de julho de 2026

A quem serve um projeto que impede o Estado de agir contra crimes ambientais?

Embargos, apreensões, interdições e demais medidas cautelares não existem para punir. Existem para interromper o dano enquanto ele acontece

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.