Reportagens

Marina Silva defende sua gestão no Meio Ambiente

Em entrevista ao Jornal Nacional, candidata diz que número de licenças ambientais aumentou depois que "arrumou a casa" enquanto foi ministra do Meio Ambiente.

Redação ((o))eco ·
11 de agosto de 2010 · 15 anos atrás

No dia 10 a candidata à presidência do Brasil pelo PV, Marina Silva, concedeu duas entrevistas à Rede Globo, nas quais defendeu suas idéias e propostas. Tanto no Jornal Nacional quanto no Jornal das Dez, da Globo News, Marina foi questionada quanto à falta de alianças políticas de seus partido, sobre questões de segurança nacional, saúde, educação, estratégias econômicas e a problemática ambiental. 

 
Foi questionada se em seu governo os investimento na área de infra-estrutura seriam prejudicados pela demora na liberação de licenças ambientais, problema observado na gestão da candidata no Ministério do Meio Ambiente. Marina afirmou que não existe incompatibilidade entre desenvolvimento e preservação ambiental, mas que são necessários planejamentos e investimentos corretos organizados, e no caso do Ministério, ela não contava com estas condições.

“Naquela época o ministério estava todo desestruturado, e eu tinha que fazer concurso, tinha que criar várias secretarias e cordenadorias, só que quando nós começamos a arrumar a casa, aumentaram significativamente as licenças. No governo anterior era uma média de 145 licenças por ano, na minha gestão foram 265 licenças por ano. Agora, uma coisa eu posso dizer, é possível aperfeiçoar o licenciamento”, disse. 

Para a geração de energia propriamente dita, Marina não deixou claro se concorda com a necessidade de investimentos no potencial hidroelétrico brasileiro, porém descartou a idéia de usinas nucleares e diz que prefere apostar em outras formas de geração de energia. “Eu acredito, no meu entendimento, que as usinas nucleares não são necessárias. Nós tínhamos é que pegar esse dinheiro e investir na energia solar, na energia eólica, na energia de biomassa e fazer os investimentos da forma correta para a geração de energia elétrica de hidroeletricidade. Existe um potencial enorme, só precisa ser bem feito”, explica a candidata.

Marina defendeu que é preciso encontrar apoio para as políticas de meio ambiente que promovam o encontro entre desenvolver e proteger as riquezas naturais, para que não continuem problemas como apagões e mal planejamento. Ela disse que suas preocupações com a biodiversidade, com a terra e com a água não divergem, como suposto, de muitos setores industriais da sociedade e, quando generalizam esse enfrentamento entre sua política e o desenvolvimento econômico do agronegócio, estão fazendo uma suposição errônea. “Eu digo que sou a solução para o agronegócio porque eu sei como fazer com que aumente a produção sem destruir floresta, sem destruir biodiversidade, e é aumentando produção por ganho de produtividade. Hoje nós já temos a tecnologia que nos permite dobrar nossa produção sem precisar derrubar a floresta”, afirmou a candidata.

Link para a entrevista de Marina Silva no Jornal Nacional

O próximo candidato a ser entrevistado será José Serra do PSDB na quarta feira dia 11.

 

Leia também

Reportagens
8 de maio de 2025

A tragédia do plástico num santuário de aves marinhas

Esse e outros resíduos já contaminaram animais e ambientes na Baía de Paranaguá, de praias a ilhas e unidades de conservação

Recém-eleito Papa Leão XIV, o Cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, aparece na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 8 de maio de 2025. Foto: Yara Nardi / Reuters / Folhapress
Notícias
8 de maio de 2025

Leão XIV: Da América de Trump, um novo papa ambientalista

Prevost tem se manifestado abertamente sobre a necessidade de uma ação urgente em relação às mudanças climáticas e já disse que homem não pode ser um “tirano” em relação à natureza

Reportagens
8 de maio de 2025

Os dois macacos brasileiros entre os mais ameaçados do mundo

Lista das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo soa o alerta sobre a situação do sauim-de-coleira e do guigó-da-caatinga, e a urgência de ações de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.