Reportagens

Mata Atlântica precisa de meta ambiciosa

Estudo do WWF aponta avanços e deficiências nas metas assumidas em relação ao bioma e sugere proteção de 17% dos remanescentes.

Karina Miotto ·
7 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás



São Paulo – O WWF-Brasil, em parceria com outras instituições como The Nature Conservancy (TNC), Ministério do Meio Ambiente e Universidade Federal de Minas Gerais, lançou na última sexta um diagnóstico sobre o cumprimento de metas de conservação da biodiversidade na Mata Atlântica com base nas diretrizes da Convenção das Nações Unidas sobre a Conservação da Diversidade Biológica (CDB). De 2006 a 2010, das 51 metas nacionais, o país cumpriu satisfatoriamente apenas duas: produção de conhecimento e criação de áreas protegidas.

Conhecendo a Mata Atlântica

Na Mata Atlântica vivem 112 milhões de brasileiros e circula 60% do PIB do país. Apesar de todas as pressões que vem sofrendo ao longo dos anos, resiste viva com 7,91% de vegetação, conforme levantamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Fundação SOS Mata Atlântica, o equivalente a 102 mil quilômetros quadrados concentrados nas regiões serranas do sul e do sudeste. De acordo com o WWF-Brasil, se forem contabilizados fragmentos com menos de cem hectares, os remanescentes da floresta podem chegar a 27%.

O bioma é considerado área prioritária para conservação. É um hotspot, ou seja, região com rica biodiversidade, ameaçada e com grande endemismo. Dos 34 hotspots do planeta, a Mata Atlântica é um dos cinco mais ameaçados. A extinção de espécies no bioma pode significar que nunca mais elas poderão ser vistas em nenhum outro lugar do mundo. Protegê-la é, portanto, essencial.

De acordo com o relatório, as informações têm sido melhor organizadas e documentadas. Cita o exemplo da publicação “Plantas da Mata Atlântica” (Stehmann et al., 2009), que traz uma listagem completa com 15.782 espécies e reitera que o bioma é, até agora, o mais conhecido do país. “Foram mais de mil espécies de plantas descobertas nos últimos dez anos”, afirma Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera na Mata Atlântica. À constatação do avanço da produção de conhecimento o documento adverte que, “como contraponto, tem-se uma produção insuficiente na tarefa de descrever, sistematizar e disponibilizar informações precisas sobre as espécies do bioma”.

Outro ponto destacado no estudo é o componente relativo à educação, sensibilização e divulgação. A avaliação é positiva em relação à atuação de mais de 300 ONGs no bioma, com cerca de 200 mil afiliados, o sucesso de campanhas como a que fez do mico leão dourado um “sinônimo de luta ambiental” e a importância das redes sociais para mobilização e transmissão de conhecimentos. Entre os avanços menos satisfatórios, estão o monitoramento e redução de impactos, acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios, uso sustentável da biodiversidade e fortalecimento jurídico e institucional.

No que se refere a áreas protegidas, o Brasil cumpriu 89,20% da meta de ter 10% do território do bioma composto por unidades de conservação, mas há de se manter os pés no chão ao comemorar: apesar do feito, de 2008 a 2010 a Mata Atlântica perdeu quase 21 mil hectares e, vale lembrar, 51% das áreas protegidas federais são ineficientes na gestão. “Precisamos de mais recursos humanos, financeiros e capacitação”, complementa Clayton.

Metas ambiciosas

Para aumentar a conservação vai ser necessário investir em reservas particulares (fotos: WWF-Brasil)
Para aumentar a conservação vai ser necessário investir em reservas particulares (fotos: WWF-Brasil)

Conforme as decisões tomadas durante a COP-10 (http://www.oeco.com.br/2010-ano-biodiversidade/24518-sorrisos-em-nagoya) que aconteceu no ano passado, no Japão, o Brasil deverá proteger 17% da Mata Atlântica até 2020. “Hoje não temos remanescentes em quantidade e qualidade para alcançar esta meta. Se o Código Florestal tivesse sido respeitado, teríamos um quadro muito melhor – só de reserva legal seria 20%”, afirma Clayton. O aumento da proteção, de acordo com ele, deverá ser gradual, ano a ano.

Esta é uma meta um tanto ambiciosa e, para chegar lá, o governo deverá apoiar e incentivar a criação de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural). “Estima-se que 80% dos remanescentes da Mata Atlântica estejam com proprietários privados. Logo, eles são fundamentais para se resguardar o que resta de floresta”, afirma Luciana Simões, coordenadora do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil.

Outro fator apontado como essencial por especialistas para o cumprimento desta meta nos próximos nove anos é a mobilização da sociedade. Além disso, o poder público e o privado deverão se unir para proteger o que sobrou e, entre outras coisas e de acordo com Cláudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF, recuperar áreas degradadas – pelo menos 17 milhões de hectares têm potencial para isso. Clayton cita Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia como Estados que possuem regiões ideais para restauração e criação de novas áreas protegidas.

O cumprimento desta meta dependerá também das modificações no novo Código Florestal – alterá-lo como pedem os ruralistas certamente fará o Brasil fracassar no que se refere à proteção de 17% da Mata Atlântica – e isso, todos sabem, não caminha rumo à outra promessa do país perante a comunidade internacional: diminuir suas emissões de gases de efeito estufa.

Fotografia
A serenidade da Mata Atlântica

Leia também
Desmatamento da Mata Atlântica continua crítico

Saiba mais
Convenção sobre Diversidade Biológica – metas 2010 – Mata Atlântica
Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica



Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.