Reportagens

Nova rodada de negociações – principais temas

Começa nesta segunda, em Durban, África do Sul, a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. ((o))eco vai acompanhar as negociações que podem decidir sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Flávia Moraes ·
28 de novembro de 2011 · 13 anos atrás
Mesa de delegados na abertura da COP 17, na África do Sul. Foto: UNFCCC / Divulgação
Mesa de delegados na abertura da COP 17, na África do Sul. Foto: UNFCCC / Divulgação
Começa nesta segunda, em Durban, África do Sul, a 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP 17. ((o))eco vai acompanhar pelas próximas duas semanas as negociações que podem decidir sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Aqui uma lista dos principais temas que serão negociados em Durban:

Protocolo de Quioto: o único acordo legal entre os países para a redução de emissões expira em 2012. Brasil, China, Índia e outros países em desenvolvimento pedem uma renovação dos compromissos, mas Rússia, Japão e Canadá se recusam. Leia mais sobre a polêmica de Quioto.

A participação dos Estados Unidos: o país do Tio Sam é historicamente o maior emissor de gases de efeito estufa (perdeu há pouco liderança para a China). Ainda assim nunca assinou qualquer compromisso internacional. Internamente, Obama estabeleceu um corte de 18% sobre os níveis de 2005, uma meta considerada pífia.

O fundo verde: estabelecido na famigerada reunião de Copenhague, a COP 15, esse fundão foi pensado para financiar novas tecnologia e adaptação nos países em desenvolvimento. O dinheiro deveria vir principalmente dos países ricos. Mas está pingando a conta gotas. Agora, com a crise, seu futuro é incerto.

Brasil, Código Florestal e Rio+20: o Brasil é um ator importante nas conferências do clima. Não é uma China, mas está entre os principais poluidores do mundo. Neste ano, as ONGs vai tentar queimar o filme da delegação brasileira, acusando o governo Dilma de deixar rolar o desmonte do Código Florestal. Como anfitrião da Rio+20, o Brasil está interessado em manter a boa imagem.

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Caatinga arbórea na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas, em Crateús, no Ceará. Foto: Michael Esquer
Análises
9 de maio de 2025

Caatinga: o bioma quase esquecido que resiste com ciência, conservação e esperança

As iniciativas de conservação, a produção constante de pesquisas científicas e o envolvimento cada vez maior da sociedade oferecem novas perspectivas para a Caatinga

Notícias
9 de maio de 2025

Após pressão, Helder Barbalho pede fim dos embargos em Altamira

Governador do Pará leva comitiva a Brasilia para pedir que governo federal libere as 544 propriedades com ilícitos ambientais embargadas pelo MMA em Altamira

Notícias
9 de maio de 2025

Em carta, presidência da COP30 fala em “preparar-se para o imponderável”

Na segunda carta à comunidade internacional, André Corrêa do Lago fala de metas autodeterminadas. Sociedade civil critica ausência de menção ao fim dos fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.