Reportagens

Rio+20: onde é que fica a Amazônia?

Especialistas de países amazônicos afirmam que bioma deve ser parte importante do debate durante conferência das Nações Unidas.

Giovanny Vera ·
29 de abril de 2012 · 14 anos atrás

Região de Boa Vista do Ramos, Amazonas. (Crédito: Karina Miotto)
Região de Boa Vista do Ramos, Amazonas. (Crédito: Karina Miotto)

Apesar das declarações do diretor executivo da Rio+20, Brince Lalonde, de que a Amazônia não terá um foco especial na conferência, este pode ser o momento ideal para discutir o desenvolvimento sustentável e a conservação deste bioma de importância mundial. Esta é a conclusão de alguns especialistas da bacia amazônica ouvidos por ((o)) eco a respeito da importância do debate sobre a floresta neste momento histórico. Quais discussões países da Panamazônia poderiam propor durante a Rio+20? Por que é importante dar mais destaque para a floresta?

Brasil

Equador

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
10 de agosto de 2026

Depois do desmonte, reconstruir a governança ambiental paulista

Reconstruir a governança ambiental do estado passa por resgatar uma trajetória de referência em planejamento ambiental, gestão dos recursos hídricos e construção institucional

Salada Verde
10 de agosto de 2026

ABRAMPA propõe instrumentos econômicos para garantir recursos às Unidades de Conservação

Nota técnica reúne mecanismos previstos em lei para ampliar o financiamento das UCs e garantir recursos para regularização fundiária, gestão e manutenção das áreas protegidas

Reportagens
10 de agosto de 2026

Proposta de UC para muriquis no Paraná avança, mas é flexibilizada

Após uma década de estudos, os ameaçados muriquis do Paraná podem ganhar área protegida ainda este ano, porém não de proteção integral, como pleiteavam os pesquisadores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.