Reportagens

Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos

Veja imagens de insetos e artrópodes impressionantes encontrados durante a expedição Cicloamazônia, travessia de bicicleta pela Transamazônica.

Marcelo Assumpção ·
14 de dezembro de 2012 · 9 anos atrás

O escorpião preto da Amazônia é pequeno, mas venenosíssimo. As aranhas caranguejeiras, apesar de assustadoras e peludas, não são tão perigosas assim – as do Brasil pelo menos não. Viajar pela Floresta Amazônica em contato com a mata é encontrar e conviver com artrópodes de uma diversidade riquíssima de cores, tamanhos e formatos. A variedade vai da camuflagem do bicho-folha ao colorido das taturanas, do toque inofensivo do bicho-pau às picadas doloridas das formigas, algumas capazes de saltar de maneira surpreendente quando incomodadas. Aprender a lidar com esta infinidade de insetos, sempre presentes, pode ser um desafio maior do que conviver com os animais dentro da floresta – mosquiteiros, repelentes e respeito ao caminhar na mata são essenciais. Todas as imagens deste ensaio foram registradas pelo fotógrafo Marcelo Assumpção durante a expedição Cicloamazônia, travessia de bicicleta pelo trecho em que a Rodovia BR-230, a Transamazônica, corta o estado do Amazonas.










* Este ensaio fotográfico é parte da expedição Cicloamazônia, projeto de Daniel Santini, Marcelo Assumpção e Valdinei Calvento, apoiado pelo ((o)) eco. Leia mais em cicloamazônia.org

*Texto atualizado e corrigido às 16h40 desta sexta-feira com ajustes feitos a partir da observação da leitora Carolina Roza.

Leia também
As borboletas da Floresta Amazônica em fotos
 

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta