Notícias

Prédios verdes fazem bem para saúde

Estudo americano aponta que inquilinos de construções sustentáveis perdem menos dias de trabalho por doença e são mais produtivos. Além disso, imóvel é mais valorizado.

Redação ((o))eco ·
19 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

Estudo conduzido pela Universidade de San Diego descobriu que edifícios sustentáveis não são bons apenas ao meio ambiente, mas também às pessoas que vivem ou trabalham neles. De acordo com a pesquisa, inquilinos de prédios “verdes” ficam menos doentes (deixam de perder até 2,88 dias de trabalho por ano) e cerca de 55% deles informaram que estão mais produtivos. O aumento na produtividade e nos dias trabalhados geram lucro de cerca de 20 dólares por metro quadrado nesses edifícios.

O estudo também mostrou que edifícios verdes têm taxa de desocupação até 3,5% inferior aos prédios comuns e taxa de arrendamento no mercado até 13% maior. O trabalho foi baseado em pesquisas feitas em 154 imóveis que possuem a certificação LEDD (Leadership in Energy and Environmental Design) ou que possuem o rótulo de Energy Star da Agência Ambiental Americana.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Um outro relatório divulgado na última semana, realizado pelas organizações americanas Green Building Council e Booz Allen Hamilton, concluiu que a construção de novos edifícios verdes ou a modernização de estruturas já existentes vão gerar cerca de 7,9 milhões de postos de trabalho e injetar 554 bilhões de dólares na economia americana nos próximos quatro anos. O impacto econômico total do mercado de construção verde entre 2000 e 2008, segundo este documento, foi  de 178 bilhão de dólares injetados na economia, criação de 2,4 milhões de empregos e 123 bilhões de dólares convertidos em salários nos Estados Unidos.
 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
3 de agosto de 2026

A Amazônia não cabe na mesma linha de crédito

Na floresta, o dinheiro pode financiar mais produtividade ou mais desmatamento. Um novo estudo mostra como isso depende do território, da governança e das regras de acesso

Salada Verde
31 de julho de 2026

Justiça determina que Rio incorpore clima no processo de licenciamento ambiental

Decisão estabelece prazo de 90 dias para que prefeitura passe a exigir de empreendimentos poluidores plano de mitigação de emissões e medidas de compensação

Salada Verde
31 de julho de 2026

Quase 600 áreas protegidas da Amazônia não registraram desmatamento no primeiro semestre

Mais de 80% das áreas protegidas do bioma não apresentaram desmatamento entre janeiro e junho deste ano, segundo o Imazon. É o melhor desempenho dos últimos 8 anos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.