Salada Verde

Israel usa esterco de gado para produzir energia

Maior usina de biogás do país, a Be’er Tuviya atenderá cerca de 6 mil lares e evitará a poluição causada pelo despejo inadequado de dejeto.

Redação ((o))eco ·
7 de março de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Produção de energia a partir do esterco abastecerá 6 mil casas em Israel. Foto: Indea/MT
Produção de energia a partir do esterco abastecerá 6 mil casas em Israel. Foto: Indea/MT

Para que serve o esterco de gado além de fertilizante? Em Israel, os dejetos desses animais serão usados como matéria-prima para a geração de energia elétrica. A usina de biogás Be’er Tuviya, de propriedade da Eco Energy, entrou em operação na última segunda-feira (04) e usará o metano do esterco para gerar energia para cerca de 6 mil casas.

Funciona da seguinte maneira, os dejetos serão coletados e transportados em contêineres fechados. Após o transporte, sofrerão processo de pasteurização e ficarão armazenados em tanques de concreto vedados para produzir gás metano. Essa é a forma de produzir eletricidade a partir do esterco. O que sobrar poderá ser utilizado como fertilizante. Serão utilizados os dejetos de 14 mil vacas, além de quase 15% dos dejetos de todas as fazendas de frango e laticínios de Israel.

Avaliada em 2, 6 milhões de dólares, a usina de biogás Be’er Tuviya é a maior do país e entrará em plena operação em alguns meses. A utilização do metano — um dos vilões do aquecimento global — na produção de energia é uma importante medida de cunho ambiental, pois evita que o gás seja liberado para a atmosfera. garante também que os dejetos do gado e das aves não serão despejados em lugares impróprios, além de evitar o acúmulo de moscas e odores.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.