Reportagens

Andamento das negociações fica comprometido após incêndio nos espaços da COP30

Presidência da Cúpula e secretariado da ONU trabalham em plano para retomada das atividades. Se origem do fogo for por problema estrutural, futuro na COP30 está em xeque

Cristiane Prizibisczki ·
20 de novembro de 2025

Belém (PA) – O incêndio ocorrido no espaço dos pavilhões da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), no início da tarde desta quinta-feira (20), colocou a Cúpula em suspenso. A Blue Zone foi fechada após o ocorrido e o futuro das negociações ainda não está claro. Comunicado da ONU diz que, se retomadas, as atividades “serão focadas nas negociações”.

O incêndio teve início por volta das 14h15, no estande da Comunidade da África Oriental. Segundo o governo do Pará, as chamas foram controladas em apenas seis minutos, com atuação de cerca de 50 bombeiros. Treze pessoas foram atendidas por inalação de fumaça e receberam atendimento médico.

Presente nos espaços da Conferência no momento do incêndio, o ministro do turismo, Celso Sabino, disse que o tecido da tenda que cobre as áreas da Blue Zone é anti-chamas e que eventos como este podem acontecer em qualquer grande evento.

“Houve aqui um princípio de incêndio, isso é passível em qualquer grande evento. Não é porque é em Belém que… Eu peço, inclusive, que os veículos de comunicação sejam muito reais, eu peço, inclusive, que os veículos sejam muito fiéis com o que está acontecendo aqui. Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra”, disse aos jornalistas que acompanhavam sua saída do local.

Cerca de uma hora após o ocorrido, a reportagem de ((o))eco presenciou uma pessoa sendo retirada de ambulância e bombeiros sendo escorados para saída do local. A corporação não quis dar informações sobre o estado da vítima atendida.

O incêndio deixou um buraco no teto da tenda na área dos pavilhões.

Bombeiros e agentes isolam área da Blue Zone após incêndio atingir o pavilhão na COP30, em Belém (PA), nesta quinta-feira (20). Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Repercussão

Em comunicado oficial enviado logo após o ocorrido, a presidência da COP30 disse que “como medida de precaução, o Governo Brasileiro e a  UNFCCC decidiram, conjuntamente, fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança”

“Agradecemos a cooperação e compreensão de todos os participantes, enquanto priorizamos a segurança de todos os envolvidos”.

Outro comunicado oficial, enviado por volta das 19h15, a presidência da COP30 e o secretariado avisaram que estão trabalhando “em estreita colaboração para finalizar um plano para retomada das atividades da COP, que serão focadas nas negociações, assim que o local tiver sido totalmente avaliado e considerado seguro pelas autoridades”.

A presidência disse ainda que, no momento, quaisquer reuniões que possam ocorrer esta noite estão sujeitas a avaliações completas de saúde e segurança e seriam voltadas para continuar a concluir as consultas com os Grupos [de negociação] que foram interrompidas pelo incêndio.

Não estão previstas atividades no plenário da COP e, segundo a presidência do evento, as que vão ocorrer amanhã terão garantidas as presenças das partes e dos observadores. 

“Ainda temos muito trabalho pela frente e esperamos que todas as Partes se unam a esse esforço em um espírito de solidariedade e determinação para alcançar um resultado bem-sucedido na COP”.

O Secretário Executivo da ONU para as Mudanças Climáticas, Simon Stiell, discursa durante a sessão do “Diálogo de Alto Nível de Baku sobre Adaptação”, na manhã desta quinta-feira (20). Foto: ©Zô Guimarães/UN Climate Change

Aviso prévio

Há pouco mais de uma semana, no dia 12 de novembro, a Organização das Nações enviou uma carta à presidência brasileira cobrando respostas rápidas para falhas de segurança e problemas estruturais que estavam afetando a COP30.

Um dos tópicos da carta fala em más condições dos escritórios das delegações, pavilhões e outras instalações. 

“Apesar dos custos consideráveis arcados pelas Partes por seus espaços de escritório e pavilhões, as condições entregues, em vários casos, estão abaixo dos padrões acordados e, em algumas situações, não são adequadas para uso. Além disso, houve múltiplas reclamações sobre o estado das instalações sanitárias, incluindo portas e acessórios quebrados. Várias instalações foram totalmente fechadas ontem [11/11] à tarde devido a esses problemas”.

As causas do incêndio ocorrido nesta quinta-feira (20) ainda estão sendo avaliadas, mas, segundo apurou ((o))eco, organizações consideram que, se for constatado que o fogo foi causado por problemas estruturais, este seja um impeditivo para a continuidade dos trabalhos.

Local foi inspecionado e está seguro, diz presidência da COP

Em comunicado publicado às 20h40, a presidência brasileira informou que a Zona Azul foi reaberta após inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros. “As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje”, informaram.

De acordo com a presidência, a área afetada pelo incêndio ficará isolada até a conclusão da conferência.

“Seguimos acompanhando atentamente a condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde”.

As sessões plenárias marcadas para amanhã estão confirmadas. “Agradecemos a cooperação, paciência e compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP”.

*Atualizado às 21h20 para acrescentar o comunicado da presidência da COP 30.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.