Reportagens

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Raíssa França ·
18 de março de 2024

Em 1976, uma sombra se erguia na paradisíaca costa de Maceió, em Alagoas: a chegada de uma fábrica para produzir PVC, material usado na fabricação de produtos plásticos.

Aberta pela Salgema Indústria Química S/A, a fábrica construída no bairro do Pontal da Barra – um trecho entre a laguna Mundaú e o mar – era estratégico, devido à abundância em seu subsolo de sal-gema, mineral fundamental para a produção do PVC. 

Porém, quase cinco décadas depois, a área se tornaria palco de uma das maiores tragédias socioambientais do Brasil: a extração de sal-gema causou o afundamento do solo em áreas residenciais, provocando o deslocamento de 60 mil pessoas de cinco bairros pelo risco de desabamento de imóveis a partir de 2018. Em dezembro de 2023, o rompimento da Mina 18, às margens da laguna, trouxe ainda mais impactos às suas águas e entorno.

Agora, o caso volta a ter destaque com os trabalhos de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os danos ambientais da região e as possíveis falhas e omissões do governo e da companhia na extração de sal-gema. Ao mesmo tempo, as vítimas buscam justiça levando a empresa e suas subsidiárias internacionais a um tribunal na Holanda.

Para além dos impactos humanos, a área de restinga e manguezais, outrora uma paisagem idílica, foi transformada pelo avanço da indústria. “Era um verdadeiro paraíso ecológico”, disse ao Diálogo Chino o professor e ecologista aposentado José Geraldo Wanderley Marques, um dos mais longevos e firmes ativistas contrários ao empreendimento.

Vista histórica da laguna Mundaú, em data desconhecida. Outrora uma paisagem de manguezais e restingas, a chegada das minas de sal e da fábrica de PVC tornou a área mais hostil a espécies animais, como garças, maçaricos e colhereiros. Imagem: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nos manguezais, aves costeiras como garças, maçaricos e colhereiros, encontravam habitat. Além disso, caranguejos, siris e peixes dependiam desse ecossistema para se alimentar e reproduzir. Com a instalação da fábrica, a região tornou-se hostil para todas essas formas de vida. 

“O que sobrou do que tinha antes? Nada”, completou Marques.

Negligência da empresa

A Salgema surgiu em 1970 de uma parceria do Banco Nacional do Desenvolvimento, o BNDES, com um empresário baiano e a Dupont, gigante química norte-americana. Mais tarde, a Petroquisa, subsidiária da estatal de petróleo Petrobras, assumiria a maior parte das ações.

Em meio à ditadura militar no Brasil, marcada pela propaganda do “milagre econômico”, a instalação da fábrica era promovida como um incentivo à economia local, lembra Marques, que na época ocupava um cargo na área ambiental do governo de Alagoas. 

Além das reservas minerais, o local gerou interesse comercial pela facilidade de exportar sua produção a partir da infraestrutura portuária de Maceió e de acesso à água para uso no processo industrial.

Vista da Salgema no bairro Pontal da Barra, em Maceió, em data desconhecida. Desde que chegou, em 1976, a localização da fábrica oferece fácil acesso à água e ao sal-gema – essencial para a produção de PVC – presente no subsolo. Imagem: Museu da Imagem e do Som de Alagoas

O projeto ignorou potenciais riscos ambientais, segundo Marques, e ergueu-se antes que autoridades locais, como ele, pudessem tomar providências. O licenciamento ambiental no Brasil só começou a ser exigido a partir de 1981, com a Política Nacional do Meio Ambiente.

Em 2002, após uma fusão de empresas do setor, a fábrica foi incorporada à recém-criada Braskem, petroquímica hoje controlada pela Petrobras e a empreiteira Novonor, ex-Odebrecht, cujo passado remete a um dos maiores escândalos de corrupção da história no Brasil e na América Latina.  

A própria Braskem foi mencionada nas investigações da Odebrecht. Segundo consta de um acordo de leniência da Braskem, assinado em novembro  de 2016 com o Ministério Público Federal (MPF), ela usava caixa dois para pagar propina a políticos que pudessem celebrar contratos com a Petrobras – não relacionados à mineração de Maceió.

Impactos visíveis da mineração

Com o afundamento do solo já visível em 2018, a Braskem encerrou a extração de sal-gema no ano seguinte. Em 2020, ela assinou dois acordos com os ministérios públicos federal e estadual, comprometendo-se a reparar, mitigar e compensar potenciais danos socioambientais e urbanísticos de suas atividades.

Casas abandonadas no bairro de Bebedouro, em Maceió, evacuadas após um tremor em 2018. Dois anos depois, a Braskem concordou com reparos, mitigação e compensação por potenciais danos socioambientais e urbanos decorrentes de suas atividades, embora moradores estejam insatisfeitos. Imagem: Jonathan Lins/Alamy

Como resultado dos acordos, a empresa contratou uma consultoria para avaliar os impactos da extração de sal-gema. No documento, foram constatadas a perda de vegetação e a redução da população de animais, assoreamento da laguna e salinização de aquíferos.

Verônica Antunes, professora da Universidade Federal de Alagoas que acompanha o processo de mineração de sal-gema na região, afirma que 15 hectares de manguezais e restingas foram destruídos.

Antunes diz que a Braskem desconsiderou o impacto na área construída e em seu entorno e que as medidas de reparação propostas pela empresa não foram suficientes para recuperar a região. “Por mais que o agente causador [Braskem] tente repará-lo, a indenização não será suficiente para restabelecer a qualidade e as condições anteriores”, disse.

Cerca de 60 mil pessoas de cinco bairros foram evacuadas desde 2018 como resultado da atividade de mineração de sal-gema. Em dezembro passado, a Mina 18 ruiu, trazendo ainda mais impactos à laguna e ao entorno. Fonte de dados: Braskem; Mapa: Diálogo Chino.

Em nota ao Diálogo Chino, a Braskem informou que foi concluído 70% do plano de fechamento das minas e que o trabalho será finalizado até meados de 2025. Em seu site, a empresa também listou medidas compensatórias que foram adotadas ou estão em andamento, como a criação de uma rede de monitoramento do uso sustentável da água e investimentos em projetos de plantio de mangue para a proteção de espécies locais. 

Mas apesar das ações, pescadores e marisqueiras reclamam principalmente da falta do molusco sururu na região. Segundo a professora da Universidade Federal de Alagoas, Natallya Levino, o sururu é crucial para a subsistência dos moradores da laguna Mundaú, além de ajudar a purificar a água e, por isso, servir como um indicador da saúde do ecossistema aquático. 

“Essa redução pode afetar toda a comunidade, já que aqueles que dependem do sururu têm vulnerabilidade financeira”, ressaltou Levino, que estuda os impactos do desastre ambiental em Maceió. 

Neirevane Nunes é bióloga e membro do Movimento Unificado de Vítimas da Braskem. Ela morou por 40 anos em Bebedouro, um dos bairros de Maceió afetados pelas rachaduras, até ser retirada do local em 2021: “Recebemos uma indenização irrisória da Braskem depois de três anos lutando com o MPF por uma avaliação justa”.

Peneiramento e limpeza de sururu, em Maceió. Especialistas afirmam que o aumento da salinidade causado pelo recente colapso da Mina 18 pode levar à desidratação do sururu, o que, por sua vez, pode afetar muitos moradores das margens da Laguna Mundaú que dependem financeiramente do molusco. Imagem: Alamy.

Além de vítima do acidente, a bióloga também monitora a saúde ambiental da laguna. Embora faltem dados conclusivos, ela diz que o aumento da salinidade provocado pelo colapso da mina pode levar à desidratação do sururu, comprometendo sua sobrevivência. 

“Além desse estresse fisiológico para o sururu conseguir se adaptar às alterações de salinidade, ele tem que enfrentar outros desafios como a poluição e contaminação histórica da laguna Mundaú”, acrescenta ela.

Suas margens também sofreram com a ocupação urbana, às vezes irregular, com a falta de saneamento e outras atividades econômicas, como o cultivo de cana-de-açúcar e a operação de frigoríficos. 

Além disso, o ácido clorídrico, um subproduto no processo de produção de PVC, e várias outras substâncias, acabaram despejadas em suas águas ao longo de anos, segundo José Geraldo Marques. No entanto, ele e outros especialistas dizem faltar estudos dos danos dessa contaminação.

Em resposta ao Diálogo Chino, a Braskem garantiu que atende a todos os requisitos de licenciamento desde a sua instalação, mas ignorou perguntas sobre a contaminação, incluindo se a empresa despejou resíduos nas águas.

Pescar ou ‘morrer de barriga vazia’

Mauro Pedro dos Santos, de 53 anos, cresceu ajudando seu pai na pesca desde os 3 anos de idade e hoje é presidente da Colônia dos Pescadores do Bebedouro, localizada às margens da laguna – uma área hoje desocupada. Ele lembra com saudade os dias em que a região era adornada por manguezais imponentes. “Tinha uma espécie de mangue, conhecido como siriba, que chegava a 30 metros de altura”, conta.

Naquela época, uma variedade de espécies de caranguejos e peixes, incluindo a moreia, abundavam na região. “Quando chovia, os caranguejos saíam dos buracos, e nós os pegávamos. Uns vendiam, outros comiam”, conta Santos.

Apesar de reconhecer que diversos fatores contribuíram para o declínio de espécies, o pescador não isenta a Braskem de responsabilidade. Nos últimos 15 anos, os impactos tornaram-se mais evidentes, com os manguezais diminuindo e o solo cedendo pela mineração de sal-gema. 

“Chegou ao ponto em que locais onde costumávamos colher caranguejos e caminhar entre os manguezais agora têm cinco a seis metros de profundidade. O manguezal praticamente desapareceu”, lamenta.

Enquanto aguardam a indenização prometida pela empresa, numa única parcela de apenas três salários mínimos – ou R$ 4.236 –, muitos pescadores desrespeitam a proibição de pesca e navegação próxima à mina 18, ao lado de Bebedouro, que colapsou em dezembro.

“As contas foram chegando, o dinheiro não entrava, e os pescadores preferiam ir pescar e garantir o sustento do que morrer de barriga vazia”, disse Santos.

Em 22 de fevereiro, autoridades locais reduziram a área proibida à pesca na laguna, declarando que o risco de um novo desastre havia sido controlado. Mas o pescador está cético com a nova diretriz, uma vez que os impactos ao local foram por décadas ignorados.

Para garantir a captura, muitos pescadores ignoraram a proibição de pesca imposta perto da Mina 18 após seu colapso. Eles ainda aguardam uma pequena indenização prometida pela empresa. Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil.

Segundo ele, a regra vai de encontro com a estratégia da Braskem, que defende que apenas uma área seja interditada, como forma de reduzir a compensação aos pescadores. Pelos cálculos de Santos, 1,8 mil pescadores deveriam ser indenizados por perderem sua fonte de sustento. A Braskem não comentou a situação dos pescadores. 

“Eles apenas diminuíram a área afetada para dar a impressão de que não há riscos para os pescadores”, disse Santos. “Se houver mais afundamentos e pessoas morrerem, será mais barato para a empresa indenizar as famílias de cinco ou seis pessoas do que compensar todos os pescadores que perderam sua fonte de sustento”.

  • Raíssa França

    Jornalista baseada em Maceió, Alagoas, e cobriu o desastre das minas de sal-gema na região para veículos locais e a BBC Brasil.

Leia também

Reportagens
5 de abril de 2023

Embaixador capixaba do sal-gema quer comunidades quilombolas “sócias” no empreendimento

Maiores da América Latina, jazidas do Espírito Santo estão dentro da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra e de território quilombola

Reportagens
13 de setembro de 2021

Movimentos sociais pedem investigações do MPF sobre poluição que a Braskem estaria causando na Baía de Guanabara

Representação protocolada tem imagens de microplásticos captadas em corpos hídricos nas imediações da fabricante e outras denúncias. Inea e empresa negam irregularidades.

Notícias
30 de agosto de 2021

Área usada pela mineração no Brasil cresceu 6 vezes nos últimos 35 anos

Levantamento mostra expansão acelerada do garimpo na Amazônia nos últimos 10 anos. Dentro de Terras Indígenas, garimpo cresceu 495% desde 2010

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.