Texto e fotos produzidos pelos ecomunicadores da Rede ParaTudo – Grupo Porto Murtinho/MS
![Projeto Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo](https://i0.wp.com/www.oeco.org.br/wp-content/uploads/2017/03/23112016-viveiros-1024x683.jpg?resize=640%2C427)
Viveiro Educador é um espaço de produção de mudas de espécies vegetais. Além de produzi-las, desenvolve-se de forma intencional a construção de conhecimentos, práticas e reflexões que ajudam a criar um um olhar crítico sobre as questões ambientais.
Em Porto Murtinho, a Escola Bonifácio Gomes Pólo e Extensões abraçou o projeto e procurou envolver seus alunos, a comunidade e a própria cidade. A ideia surgiu com o professor e geógrafo Rodrigo junto com seus estudantes de graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O grupo faz parte do Projeto ParaTudo – Rede de Ecomunicadores do Pantanal e da Serra da Bodoquena, realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil.
![Alunos envolvidos no Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo](https://i0.wp.com/www.oeco.org.br/wp-content/uploads/2017/03/02032017-viveiros-300x200.jpg?resize=300%2C200)
O objetivo principal do Viveiro Educador é buscar a conscientização dos alunos e da comunidade para responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social e recuperação de áreas degradadas. E esse propósito foi alcançado: os alunos se empenharam na construção do viveiro. Alguns trouxeram até mesmo suas ferramentas de casa. Sem o envolvimento deles não haveria tantas mudas para o plantio. O engajamento se expandiu além dos muros da escola e chegou aos pais de alunos e a população, garantindo outra meta: envolver a comunidade local.
O grupo levou conhecimento sobre a vegetação típica da região também para a comunidade rural, que aprendeu sobre espécies de plantas, seus nomes científicos, qual a melhor forma de plantá-las, em quais locais e a quantidade de espaço necessária.
Queremos que os Viveiros Educadores ultrapassem a esfera das políticas públicas e sejam utilizados também como instrumentos populares de transformação; que se multipliquem pela sociedade brasileira, urbana e rural, contribuindo para o resgate e a construção da cultura do plantar. Que o projeto envolva instituições, escolas, lares e bairros, fortalecendo as relações pessoais, os laços afetivos e envolvendo cada vez mais pessoas dispostas a refletir e agir na direção de um mundo mais justo e equilibrado para todos.
![Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo](https://i0.wp.com/www.oeco.org.br/wp-content/uploads/2017/03/02032017-viveiros-2-1024x683.jpg?resize=640%2C427)
Leia também
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/26265111-high.jpeg?resize=600%2C400&ssl=1)
Desmatamento no Cerrado cai no 1º semestre, mas ainda não é possível afirmar tendência
Queda foi de 29% em comparação com mesmo período do ano passado. Somente resultados de junho a outubro, no entanto, indicarão redução de fato, diz IPAM →
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/15035560-high.jpeg?resize=600%2C400&ssl=1)
Unesco reconhece Parna dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade
Beleza cênica e fato de os Lençóis Maranhenses serem um fenômeno natural único no mundo levaram organização a conceder o título →
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/unnamed.png?resize=600%2C400&ssl=1)
Dez onças são monitoradas na Serra do Mar paranaense
Nove adultos e um filhote estão sendo acompanhados pelo Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. Primeiro registro ocorreu em 2018 →
Em que época começou a formação do bairro viveiros
Parabéns peof. Rodrigo, garotada e a toda equipe. Trabalho belíssimo.
Parabéns a todos pelo projeto! Excelente iniciativa, importante para a conservação da vegetação e para a formação de uma sociedade cidadã.
Rosani Arruda
Olá, sou o professor Rodrigo, citado na matéria sobre os Viveiros Educadores. Gostaria de agradecer ao pessoal da Rede Para Tudo pelo apoio e também citar a parceria do Projeto de Extensão "Plantas Alimentícias do Cerrado e Pantanal", da UFMS, coordenado pela Profa. Dra. Ieda, e também às professoras Ângela Sartori, Liana Baptista de Lima, Maria Rosangela Sigrist, Juliana Rodrigues Donadon, Rita de Cássia Avelhaneda Guimarães e Rosani do Carmo Oliveira Arruda que contribuíram muito significativamente com seus respectivos conhecimentos científicos, nas oficinas que lá realizaram.
Parabéns pelo projeto Prof. Rodrigo. É uma iniciativa de muito valor educacional e para discutir conservação da biodiversidade. Que o projeto cresça cada dia mais. Liana Lima