Texto e fotos produzidos pelos ecomunicadores da Rede ParaTudo – Grupo Porto Murtinho/MS
Viveiro Educador é um espaço de produção de mudas de espécies vegetais. Além de produzi-las, desenvolve-se de forma intencional a construção de conhecimentos, práticas e reflexões que ajudam a criar um um olhar crítico sobre as questões ambientais.
Em Porto Murtinho, a Escola Bonifácio Gomes Pólo e Extensões abraçou o projeto e procurou envolver seus alunos, a comunidade e a própria cidade. A ideia surgiu com o professor e geógrafo Rodrigo junto com seus estudantes de graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O grupo faz parte do Projeto ParaTudo – Rede de Ecomunicadores do Pantanal e da Serra da Bodoquena, realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil.
O objetivo principal do Viveiro Educador é buscar a conscientização dos alunos e da comunidade para responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social e recuperação de áreas degradadas. E esse propósito foi alcançado: os alunos se empenharam na construção do viveiro. Alguns trouxeram até mesmo suas ferramentas de casa. Sem o envolvimento deles não haveria tantas mudas para o plantio. O engajamento se expandiu além dos muros da escola e chegou aos pais de alunos e a população, garantindo outra meta: envolver a comunidade local.
O grupo levou conhecimento sobre a vegetação típica da região também para a comunidade rural, que aprendeu sobre espécies de plantas, seus nomes científicos, qual a melhor forma de plantá-las, em quais locais e a quantidade de espaço necessária.
Queremos que os Viveiros Educadores ultrapassem a esfera das políticas públicas e sejam utilizados também como instrumentos populares de transformação; que se multipliquem pela sociedade brasileira, urbana e rural, contribuindo para o resgate e a construção da cultura do plantar. Que o projeto envolva instituições, escolas, lares e bairros, fortalecendo as relações pessoais, os laços afetivos e envolvendo cada vez mais pessoas dispostas a refletir e agir na direção de um mundo mais justo e equilibrado para todos.
Leia também
Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações
Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento →
Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’
Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários →
Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica
A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica →
Em que época começou a formação do bairro viveiros
Parabéns peof. Rodrigo, garotada e a toda equipe. Trabalho belíssimo.
Parabéns a todos pelo projeto! Excelente iniciativa, importante para a conservação da vegetação e para a formação de uma sociedade cidadã.
Rosani Arruda
Olá, sou o professor Rodrigo, citado na matéria sobre os Viveiros Educadores. Gostaria de agradecer ao pessoal da Rede Para Tudo pelo apoio e também citar a parceria do Projeto de Extensão "Plantas Alimentícias do Cerrado e Pantanal", da UFMS, coordenado pela Profa. Dra. Ieda, e também às professoras Ângela Sartori, Liana Baptista de Lima, Maria Rosangela Sigrist, Juliana Rodrigues Donadon, Rita de Cássia Avelhaneda Guimarães e Rosani do Carmo Oliveira Arruda que contribuíram muito significativamente com seus respectivos conhecimentos científicos, nas oficinas que lá realizaram.
Parabéns pelo projeto Prof. Rodrigo. É uma iniciativa de muito valor educacional e para discutir conservação da biodiversidade. Que o projeto cresça cada dia mais. Liana Lima