Salada Verde

Mudança na lista das baleias

A IUCN divulgou nesta segunda-feira que as baleias jubarte e franca austral deixaram de ser consideradas vulneráveis na escala para extinção. Ambientalistas brasileiros discordam.

Salada Verde ·
11 de agosto de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A União Mundial para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira que as baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) e franca austral (Eubalaena australis), deixaram de ser consideradas vulneráveis na escala para extinção. Só que antes de sair comemorando, é preciso conhecer os critérios para essa avaliação, que são um tanto quanto obscuros até para os maiores especialistas em baleias desses tipos no Brasil. O Projeto Baleia Franca, por exemplo, acha exagerado acreditar que essas baleias não estejam mais tão vulneráveis quando a população da franca austral no Atlântico Sul é estimada para 100 mil indivíduos. Mas hoje existem apenas 8 mil. Mesmo assim, esse número é fruto de imensos esforços em cerca de 25 anos de trabalhos em conservação de cetáceos.

Leia também

Colunas
14 de janeiro de 2026

As florestas que não podem ficar de fora das metas de 2026

Para evitar o colapso de ecossistemas e a morte de milhões de pessoas devemos priorizar ações para aprimorar a governança e o florestamento de regiões marinhas-costeiras

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Desmatamento já reduziu chuvas no sul da Amazônia, aponta estudo 

Pesquisa publicada na revista científica Nature indica que a perda de floresta enfraquece o ciclo da água e torna a região mais seca

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Suçuarana morre atropelada na Serra da Cantareira, em São Paulo

Incidente ocorreu na madrugada do último final de semana, em via sem monitoramento por câmera e sinalização adequada para travessia de animais; ONG convoca manifestação para domingo (18)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.