Salada Verde

Com Minc, promessa não é dívida

Depois de jurar, em seu discurso de posse, que Reserva Legal na Amazônia não seria reduzida, o ministro do Meio Ambiente faz acordo com Reinhold Stephanes e libera plantio de exóticas no bioma.

Salada Verde ·
15 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Depois de jurar, em seu discurso de posse, que a Reserva Legal na Amazônia não seria reduzida, o ministro do Meio Ambiente amarrou um acordo que diz exatamente o contrário com Reinhold Stephanes, chefe da Agricultura. Agora, os produtores rurais podem reflorestar parte de suas propriedades com espécies exóticas – na prática, a proteção cai de 80 para 50%. De acordo com uma carta assinada por ONGs como Conservação Internacional, Instituto Socioambiental e Amigos da Terra, a compensação em outra bacia hidrográfica “mantém o cenário de desequilíbrio ambiental promovido pelos desmatamentos”. A nova posição de Carlos Minc vai ao encontro da proposta do senador Flexa Ribeiro, conhecida como Floresta Zero.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
25 de agosto de 2026

Restrição dos poderes do MP pode enfraquecer defesa ambiental, alerta Abrampa

Julgamento que será retomado no STF nesta quarta questiona limites do poder de requisição do Ministério Público e pode enfraquecer atuação na defesa do meio ambiente

Colunas
25 de agosto de 2026

A crise climática precisa de mais do que alertas

Mais do que registrar desastres, a comunicação precisa explicar suas causas, acompanhar os processos de reconstrução e cobrar políticas que reduzam vulnerabilidades

Salada Verde
25 de agosto de 2026

WWF-Brasil financia 50 bolsas para curso de Jornalismo Oceânico

Oportunidade é destinada a jornalistas, estudantes de jornalismo e comunicadores da Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.