Maria Tereza Jorge Pádua, colunista aqui de O Eco e uma lenda da conservação no Brasil, acaba de ganhar um reconhecimento internacional mais do que merecido pelo seu trabalho em favor de áreas protegidas. Trata-se do prêmio Fred Packard, concedido pela Comissão Mundial de Parques Nacionais da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). Maria Tereza, ainda nos tempos do antigo Instituto de Desenvolvimento Florestal Brasileiro (IBDF), teve influência direta na criação de várias unidades de conservação no país. Mesmo fora do governo, continuou lutando para que tivéssemos mais áreas naturais preservadas. Entre os Parques Nacionais que ajudou a criar, está o Grande Sertão Veredas. Ela é a terceira brasileira a levantar a honraria. O primeiro foi Marivaldo Siquara, em 1982. Dez anos depois, foi a vez do almirante Ibsen da Câmara Gusmão. Agora, é Maria Tereza.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)
Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia →
Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026
Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas →
Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente
Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade →

