Salada Verde

Um prêmio mais do que merecido

Maria Tereza Pádua, uma das maiores conservacionistas do Brasil, leva o Fred Packard, como reconhecimento pelo seu trabalho em favor de áreas protegidas.

Salada Verde ·
30 de setembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Maria Tereza Jorge Pádua, colunista aqui de O Eco e uma lenda da conservação no Brasil, acaba de ganhar um reconhecimento internacional mais do que merecido pelo seu trabalho em favor de áreas protegidas. Trata-se do prêmio Fred Packard, concedido pela Comissão Mundial de Parques Nacionais da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). Maria Tereza, ainda nos tempos do antigo Instituto de Desenvolvimento Florestal Brasileiro (IBDF), teve influência direta na criação de várias unidades de conservação no país. Mesmo fora do governo, continuou lutando para que tivéssemos mais áreas naturais preservadas. Entre os Parques Nacionais que ajudou a criar, está o Grande Sertão Veredas. Ela é a terceira brasileira a levantar a honraria. O primeiro foi Marivaldo Siquara, em 1982. Dez anos depois, foi a vez do almirante Ibsen da Câmara Gusmão. Agora, é Maria Tereza.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
1 de maio de 2026

Entrando no Clima #73 – Santa Marta e a força da coalizão

Sem acordo global, Conferência Global para a Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis aposta no multilateralismo para tirar o petróleo do centro da economia

Salada Verde
30 de abril de 2026

Maior evento de observação de aves do mundo contará com etapa no norte do Paraná

Global Big Day promove a observação de aves como ferramenta para conservação; movimento no Brasil ganha força com o turismo de natureza na região norte do Paraná

Reportagens
30 de abril de 2026

Santa Marta encerra conferência com avanço político e pressão por tratado dos fósseis

Sem acordos vinculantes, conferência articula coalizão internacional e pressiona por saída dos combustíveis fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.