Salada Verde

SP divulga espécies ameaçadas

A nova lista de espécies ameaçadas de São Paulo foi divulgada esta semana, depois de dez anos sem atualizações. Pelo documento, o estado possui 436 vertebrados em algum grau de vulnerabilidade, o que corresponde a 17% das espécies conhecidas por lá. O mico-leão-preto, que na lista anterior era classificado como “Criticamente ameaçado” e passou para “em perigo”, foi eleito o símbolo da nova relação. Outras espécies famosas também estão presentes, como a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga-verde, também chamada de tartaruga-marinha. Além da relação de ameaçadas, a lista também traz 161 espécies com dados insuficientes para classificação, entre elas o beija-flor-vermelho, cachorro-vinagre e baleia-jubarte. As informações devem fazer parte de um livro, com lançamento previsto para início de 2009. Para acessar a lista, clique aqui.

Salada Verde ·
3 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.