Salada Verde

SP divulga espécies ameaçadas

A nova lista de espécies ameaçadas de São Paulo foi divulgada esta semana, depois de dez anos sem atualizações. Pelo documento, o estado possui 436 vertebrados em algum grau de vulnerabilidade, o que corresponde a 17% das espécies conhecidas por lá. O mico-leão-preto, que na lista anterior era classificado como “Criticamente ameaçado” e passou para “em perigo”, foi eleito o símbolo da nova relação. Outras espécies famosas também estão presentes, como a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga-verde, também chamada de tartaruga-marinha. Além da relação de ameaçadas, a lista também traz 161 espécies com dados insuficientes para classificação, entre elas o beija-flor-vermelho, cachorro-vinagre e baleia-jubarte. As informações devem fazer parte de um livro, com lançamento previsto para início de 2009. Para acessar a lista, clique aqui.

Salada Verde ·
3 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
15 de julho de 2026

Coextinção: quando a perda de uma espécie significa o fim de outra

Pesquisa mostra que a perda de morcegos no Brasil pode provocar a coextinção de dezenas de moscas ectoparasitas especializadas invisibilizadas pela conservação

Salada Verde
15 de julho de 2026

Deputada do PL apresenta projeto para vetar ampliação do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense

PDL da deputada Coronel Fernanda busca revogar decreto do governo Lula que ampliou a unidade de conservação; É a segunda proposta da parlamentar para barrar ampliação de área protegida

Análises
15 de julho de 2026

Decisão do STF interfere na gestão do CAR sem resolver lacunas estruturais

Sobreposição de CARs a Terras Indígenas e Unidades de Conservação exige regulamentação e reorganização institucional, e não apenas uma decisão judicial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.