O pica-pau do Cerrado

Leon Bennun, da BirdLife, afirma que o avanço da agricultura sobre florestas tropicais, seja para prover comida ou biocombustíveis, surge como a principal pressão sobre as espécies da América do Sul. "Por ser a classe mais estudada, pássaros são um importante indicador do estado geral da biodiversidade", ele observa. Um dos estudos de caso mais preocupantes é sobre as derrubadas para o plantio de soja em largas áreas de Mata Atlântica no Paraguai. Isso isolou áreas protegidas e tornou a jacutinga uma espécie ameaçada de extinção. Situação mais sombria vive, no Brasil, o pica-pau de kaempfer (Celeus obrieni), cujo número de indivíduos é estimado entre 50 e 250. Ele vive no Cerrado e, na avaliação da BirdLife, o ritmo avassalador com que o bioma vem sendo devastado para introdução de grandes fazendas desde a década de 70 deixa poucas esperanças para esta espécie. Leia estudo de caso sobre o pica-pau do Cerrado e o estudo de caso sobre a jacutinga do Paraguai.

9 de outubro de 2008 · 13 anos atrás