Salada Verde

O pica-pau do Cerrado

Leon Bennun, da BirdLife, afirma que o avanço da agricultura sobre florestas tropicais, seja para prover comida ou biocombustíveis, surge como a principal pressão sobre as espécies da América do Sul. "Por ser a classe mais estudada, pássaros são um importante indicador do estado geral da biodiversidade", ele observa. Um dos estudos de caso mais preocupantes é sobre as derrubadas para o plantio de soja em largas áreas de Mata Atlântica no Paraguai. Isso isolou áreas protegidas e tornou a jacutinga uma espécie ameaçada de extinção. Situação mais sombria vive, no Brasil, o pica-pau de kaempfer (Celeus obrieni), cujo número de indivíduos é estimado entre 50 e 250. Ele vive no Cerrado e, na avaliação da BirdLife, o ritmo avassalador com que o bioma vem sendo devastado para introdução de grandes fazendas desde a década de 70 deixa poucas esperanças para esta espécie. Leia estudo de caso sobre o pica-pau do Cerrado e o estudo de caso sobre a jacutinga do Paraguai.

Salada Verde ·
9 de outubro de 2008 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta