Salada Verde

O pica-pau do Cerrado

Salada Verde ·
9 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Leon Bennun, da BirdLife, afirma que o avanço da agricultura sobre florestas tropicais, seja para prover comida ou biocombustíveis, surge como a principal pressão sobre as espécies da América do Sul. “Por ser a classe mais estudada, pássaros são um importante indicador do estado geral da biodiversidade”, ele observa. Um dos estudos de caso mais preocupantes é sobre as derrubadas para o plantio de soja em largas áreas de Mata Atlântica no Paraguai. Isso isolou áreas protegidas e tornou a jacutinga uma espécie ameaçada de extinção. Situação mais sombria vive, no Brasil, o pica-pau de kaempfer (Celeus obrieni), cujo número de indivíduos é estimado entre 50 e 250. Ele vive no Cerrado e, na avaliação da BirdLife, o ritmo avassalador com que o bioma vem sendo devastado para introdução de grandes fazendas desde a década de 70 deixa poucas esperanças para esta espécie. Leia estudo de caso sobre o pica-pau do Cerrado e o estudo de caso sobre a jacutinga do Paraguai.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.