Reportagens

O embaraço jurídico de Jirau

A Enersus, ganhadora do leilão no rio Madeira, construirá barragem maior do que a licenciada. Mas diz que impacto será menor. Lula só cobra que usina saia no prazo. O Ibama fica calado.

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Cachoeira do Inferno, novo local proposto para a segunda barragem no Rio Madeira (Enersus)
Cachoeira do Inferno, novo local proposto para a segunda barragem no Rio Madeira (Enersus)
Além disso, o MPF avisa que a licença prévia assinada pelo Ibama apontava que a barragem seria construída na localidade conhecida como Jirau, e não no ponto onde propõe o consórcio Enersus. A mudança também não é prevista em resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O inquérito está nas mãos do procurador da República Heitor Alves Soares.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
16 de junho de 2026

A defesa da democracia é a defesa das vozes que lutam pela conservação da natureza

Alerta do ecologista norte-americano John Terborgh destaca como a desigualdade está na base de regimes fascistas regidos por uma visão utilitarista e mercantilista da natureza

Colunas
15 de junho de 2026

Crise climática e decolonialidade: a importância da práxis dos comunicadores indígenas no Sul Global 

A comunicação indígena opera no espectro da ecologia de saberes, na qual diferentes conhecimentos coexistem sem que a ciência ocidental se imponha automaticamente como superior

Notícias
15 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo B

Com protagonismo do Catar, o grupo B da Copa do mundo 2026 traz um surpreendente resultado quando a conservação é principal ponto focal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.