Salada Verde

Crescimento em progressão geométrica

O problema do lixo eletrônico é que, se não tiver destinação adequada, pode acabar em aterros e lixões, contaminando o solo e as águas com metais pesados. Só o Brasil consome, todos os anos, 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular. Para piorar, estimativas revelam que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil são falsificadas, produzidas ou importadas sem controle e podendo ter um teor de metais pesados superior ao permitido pela legislação. Outros números confirmam o quadro: até 2012, a previsão é que o Brasil chegue à marca de 100 milhões de computadores; o país já possui cerca de 140 milhões de celulares com tempo médio de utilização de 18 meses; um chip exige 72 gramas de substâncias químicas e consome 32 litros de água para ser produzido; menos de 1% do lixo eletrônico gerado no mundo é encaminhado para reciclagem.

Salada Verde ·
14 de novembro de 2008 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Leia também

Dicionário Ambiental
1 de abril de 2025

O que é NDC?

Conhecida também como “meta climática”, a NDC é apresentada voluntariamente por cada país signatário do Acordo de Paris. Apesar de voluntária, ela tem força de lei

Podcast
31 de março de 2025

Entrando no Clima #43 | É ano de COP no Brasil

Bem-vindos à terceira temporada de Entrando no Clima, com notícias e análises sobre as negociações climáticas internacionais.

Podcast Entrando no Clima lança sua terceira temporada. Foto: Vinicius Nunes
Salada Verde
31 de março de 2025

De olho na COP30, podcast Entrando no Clima estreia temporada 2025

Tudo sobre mudanças do clima e negociações climáticas você encontra aqui. Podcast será quinzenal nos meses que antecedem a COP30 e diário durante evento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.