Salada Verde

Corte de apenas 10% no orçamento, diz MMA

Assessoria de Carlos Minc afirma que cortes serão bem menores que os anunciados pelo Planejamento. Compensação viria de emendas parlamentares, definidas até março.

Salada Verde ·
29 de janeiro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Para tentar conter o auê criado em torno do anúncio do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na última terça (27), de que o governo faria um corte preventivo de 79% no orçamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), seu colega Minc teve de rebolar. A O Eco, sua assessoria disse que técnicos refizeram o cálculo nos últimos dois dias e concluíram que o corte será de 10%. A redução, ainda segundo a assessoria, virá da “recomposição de grande parte das emendas parlamentares” que devem ser definidas até março, quando o corte preventivo será reavaliado pelo governo.

Se os números oficiais forem mantidos, o orçamento da pasta do Meio Ambiente passará de 892 milhões de reais para apenas 187 milhões. Já o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estará preservado, mesmo que a queda na arrecadação de impostos despenque e o crescimento econômico seja ainda menor que o previsto, os supostos motivos para o corte.

Para o diretor de Política Ambiental da Conservation Internacional, Paulo Prado, mesmo que o corte seja de 10%, como assegurou Minc, ele já é um absurdo. “O orçamento [do Ministério do Meio Ambiente] já é absurdo, o corte ainda mais. Ele também é um contrassenso, já que o país vinha se mostrando alinhado com a política de conservação das florestas para redução do clima. O governo deveria cortar na propaganda ou em outras áreas, menos no meio ambiente”, diz. Segundo Prado, primeiramente deverão ser afetadas as atividades do Instituto Chico Mendes. “A área de fiscalização politicamente tem muita visibilidade”.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.