Para tentar conter o auê criado em torno do anúncio do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na última terça (27), de que o governo faria um corte preventivo de 79% no orçamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), seu colega Minc teve de rebolar. A O Eco, sua assessoria disse que técnicos refizeram o cálculo nos últimos dois dias e concluíram que o corte será de 10%. A redução, ainda segundo a assessoria, virá da “recomposição de grande parte das emendas parlamentares” que devem ser definidas até março, quando o corte preventivo será reavaliado pelo governo.
Se os números oficiais forem mantidos, o orçamento da pasta do Meio Ambiente passará de 892 milhões de reais para apenas 187 milhões. Já o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estará preservado, mesmo que a queda na arrecadação de impostos despenque e o crescimento econômico seja ainda menor que o previsto, os supostos motivos para o corte.
Para o diretor de Política Ambiental da Conservation Internacional, Paulo Prado, mesmo que o corte seja de 10%, como assegurou Minc, ele já é um absurdo. “O orçamento [do Ministério do Meio Ambiente] já é absurdo, o corte ainda mais. Ele também é um contrassenso, já que o país vinha se mostrando alinhado com a política de conservação das florestas para redução do clima. O governo deveria cortar na propaganda ou em outras áreas, menos no meio ambiente”, diz. Segundo Prado, primeiramente deverão ser afetadas as atividades do Instituto Chico Mendes. “A área de fiscalização politicamente tem muita visibilidade”.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha
Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe →
Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência
Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro →
Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?
Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração →


