Salada Verde

Justiça com as próprias mãos

Insatisfeitos com a demora da justiça em retirar os garimpeiros que exploram os minérios de suas terras ilegalmente, a tribo indígena Yanomami declarou que pretende expulsá-los com seus métodos e armas. Eles deram um prazo para os mineradores saírem de suas terras e pediram urgência nas ações da Polícia Federal, Fundação Nacional do Índio, Ministério Público Federal e Ibama. O vice-presidente da Hutukara Associação Yanomani, Anselmo Xiropino Yanomami, declarou que o problema existe desde a década de 1970 e foi parcialmente resolvido em 1992, quando a Polícia Federal agiu na região. Dezessete anos depois, nenhuma outra medida foi tomada. Não custa lembrar que extrair este tipo de recurso de solos indígenas está previsto na constituição nacional, mas nunca foi regulamentado.

Salada Verde ·
5 de fevereiro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.