Salada Verde

Deixando o Serviço Florestal Brasileiro

Tasso Azevedo, um dos melhores quadros da burocracia ambiental brasileira, está de saída do governo federal. Em seu lugar, assume Antonio Carlos Hummel, do Ibama.

Salada Verde ·
10 de fevereiro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Tasso Azevedo, um dos remanescentes da gestão de Marina Silva na burocracia ambiental tupiniquim, está de saída do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Mas calma. A razão para sua saída não é nem política e muito menos administrativa. Ele chegou à conclusão de que precisa ficar mais próximo de sua mulher, que enfrenta complicações na gravidez e não pode se mudar para Brasília.

Para o seu lugar, vai Antonio Carlos Hummel, servidor público de carreira que estava na Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama. Sua chegada é sinal de continuidade de gestão no SFB. Ele foi um dos que, junto com Azevedo, montou a autarquia. A saída desse será gradual. Depois de conversa com o ministro Carlos Minc, ficou decidido que Azevedo permanecerá em seu posto até o fim de março, passando o bastão.

Tasso, no entanto, fica com um pé no governo. Continuará ajudando a tocar o Fundo Amazônia (que ajudou a criar), no BNDES, e vai trabalhar na equipe que definirá a posição que o Brasil defenderá na próxima Conferência do Clima, em Copenhagen (Dinamarca), em dezembro.

Ousado e de vez em quando meio atrevido, foi o artífice da polêmica Lei de Gestão de Florestas Públicas, deu início ao recadastramento dos ativos florestais da União e vinha tentando consertar a indústria madeireira no país.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.