Salada Verde

Deixando o Serviço Florestal Brasileiro

Tasso Azevedo, um dos melhores quadros da burocracia ambiental brasileira, está de saída do governo federal. Em seu lugar, assume Antonio Carlos Hummel, do Ibama.

Salada Verde ·
10 de fevereiro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Tasso Azevedo, um dos remanescentes da gestão de Marina Silva na burocracia ambiental tupiniquim, está de saída do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Mas calma. A razão para sua saída não é nem política e muito menos administrativa. Ele chegou à conclusão de que precisa ficar mais próximo de sua mulher, que enfrenta complicações na gravidez e não pode se mudar para Brasília.

Para o seu lugar, vai Antonio Carlos Hummel, servidor público de carreira que estava na Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama. Sua chegada é sinal de continuidade de gestão no SFB. Ele foi um dos que, junto com Azevedo, montou a autarquia. A saída desse será gradual. Depois de conversa com o ministro Carlos Minc, ficou decidido que Azevedo permanecerá em seu posto até o fim de março, passando o bastão.

Tasso, no entanto, fica com um pé no governo. Continuará ajudando a tocar o Fundo Amazônia (que ajudou a criar), no BNDES, e vai trabalhar na equipe que definirá a posição que o Brasil defenderá na próxima Conferência do Clima, em Copenhagen (Dinamarca), em dezembro.

Ousado e de vez em quando meio atrevido, foi o artífice da polêmica Lei de Gestão de Florestas Públicas, deu início ao recadastramento dos ativos florestais da União e vinha tentando consertar a indústria madeireira no país.

Leia também

Salada Verde
13 de janeiro de 2025

Lula veta “jabutis” em projeto de lei das Eólicas offshore

Inseridas por parlamentares no Congresso Nacional, emendas que estendiam benefícios para as térmicas a carvão não entrou na versão final da lei

Colunas
13 de janeiro de 2025

A herança inflamável dos Ancestrais

Ecossistemas criados por povos antigos que brincavam com fogo são protagonistas no noticiário de desastres “naturais”

Podcast
13 de janeiro de 2025

Podcast: Manguezais, o ouro azul em meio à lama

No Ceará, instituições se dedicam ao estudo e à preservação do ecossistema imprescindível à mitigação das mudanças climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.