Salada Verde

Recuo contra os peixes

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região liberou a pesca no rio Paraguai, suspendendo da decisão de um juíz de Cáceres (MT) que havia determinado a prorrogação do período de piracema em fevereiro. A alegação é de que a medida está causando “grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”. O Ministério Público Federal pediu a continuidade do defeso até o dia 28 de março em função do atraso das chuvas este ano, o que atrapalhou o movimento migratório dos peixes para desova. Em protesto, a secretaria de meio ambiente do estado fez ampla propaganda contra a extensão da piracema, inclusive na TV, atestando que os peixes não seriam prejudicados. A pressão funcionou.

Salada Verde ·
26 de março de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Clima à Mesa _ Ilustração Matéria 3
Reportagens
19 de março de 2026

O gosto da transição

Oficialmente nos planos para o processo de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, a transição agroecológica propõe novos paradigmas que articulam conservação ambiental e justiça social

Salada Verde
19 de março de 2026

Fundação Grupo Boticário lança edital de bolsa-reportagem sobre oceanos

Iniciativa é inclui cooperação com a UNESCO; projetos são voltados para reportagens sobre adaptação climática em cidades costeiras

Notícias
18 de março de 2026

Manifestação pressiona Paes a criar novas áreas protegidas no Rio antes de saída da prefeitura

Projeto de decreto que cria Corredor Azul, com quatro novas unidades de conservação que conectam os parques da Pedra Branca e da Tijuca aguarda assinatura do Executivo municipal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.