Salada Verde

Adeus ao surubim do Rio Doce?

Há poucos dias, o conselho de Política Ambiental de Minas Gerais aprovou a licença prévia para a Pequena Central Hidrelétrica Nova Brito, da empresa Novelis Brasil Ltda. Especialistas como Jorge Dergam dos Santos, da Universidade Federal de Viçosa, criticaram a medida, afirmando que a região da obra, próxima ao Parque Nacional do Caparaó, é a única onde vive o Surubim-do-Rio-Doce (Steindachneridion doceanum). A espécie sobe rios e corredeiras para se reproduzir e, com a barragem, sua sobrevivência fica comprometida. Escadas de peixe não resolveriam o problema. O surubim faz parte de listas de espécies ameaçadas de extinção, figurando como "Criticamente em Perigo". Isso não evitou a emissão da licença. Pelo menos 25 usinas e 74 pequenas usinas estariam previstas para a Bacia do Rio Doce. Políticos locais e dirigentes estaduais aprovam. Mais informações aqui.

Salada Verde ·
31 de março de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.