Salada Verde

Descaso verde em Fortaleza

O jornal O Povo, um dos principais de Fortaleza (CE), publicou esta semana uma série de reportagens sobre o estado de conservação das áreas verdes da capital cearense. A situação não é das melhores. Embora o arquiteto José Sales Costa Filho, autor do Inventário Ambiental dos Recursos Hídrcos e Orla Marítima da cidade (em 2003), afirme que existam 45 parques em Fortaleza, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) só reconhece nove. “Há um forte embate do movimento ambientalista local contra a ausência de uma postura pró ativa da Prefeitura, que se recusa a admitir a necessidade de ampliar o contexto de áreas verdes públicas na cidade e incorporar  situações existentes. Esta inércia já é uma "postura histórica", no mau sentido do termo. A cidade cresceu, inchou, incorporou novos habitantes (há 2,7 milhões de pessoas na cidade e 3,8 milhões na área metropolitana de Fortaleza) e continuamos com o mesmo padrão oficial de nove parques municipais, de 40 anos atrás, mal mantidos e mal conservados”, disse, ao O Eco, José Sales. De acordo com ele, todas as propostas que aparecem para a criação de uma nova área protegida são rechaçadas pelo governo sob a desculpa de que não são prioridades. Além disso, os recursos obtidos a partir de compensação ambiental de impactos causados por grandes empreendimentos são usados em diversas áreas, menos em educação ambiental ou manutenção e ampliação do espaço verde público.  

Salada Verde ·
14 de maio de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
11 de junho de 2026

Não há mais retorno, mas como seguimos em frente?

Embora os recifes localizados dentro dessas áreas protegidas não estejam imunes ao aquecimento dos oceanos, há evidências de que a mortalidade tende a ser menor em regiões bem conservadas

Reportagens
11 de junho de 2026

Nova lei enfraqueceu licenciamento ambiental e o transformou em exceção

Apelidada de “mãe de todas as boiadas”, a lei criou amplas possibilidades de licenças autodeclaratórias e dispensas de licenciamento, e limitou atuação de órgãos de proteção

Notícias
10 de junho de 2026

“A água conecta todos os seres vivos do planeta”, reforça Paul Watson

Em palestra de encerramento da UCBIO, ativista ambiental destacou como o oceano e todos os seus seres estão no centro da vida no planeta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.