Foi comemorada por empresas como BS Colway e Pneus Hauer Brasil a decisão do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS), que “liberou” novamente a importação de pneus velhos para reforma e uso no Brasil. A brecha aberta por Lenz permitirá a importação de resíduos descartados de outros países, enquanto o caso aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
Conforme nota do empresariado do ramo da remoldagem, haveria um “mercado de pneus inservíveis nos Estados Unidos, Europa e Japão está em franca ascensão pelos benefícios econômicos e ecológicos da reciclagem na fabricação de tapetes, pisos esportivos, playgrounds e, em especial, como fonte alternativa de energia para a indústria”. Isso abriria espaço para a “troca de pneus usados”, para a exportação de pneus velhos tupiniquins e importação de material usado em boa qualidade para reúso. Afirma, ainda, que “uma única empresa americana já está interessada em comprar pelo menos 400 contêineres mensais de pneus inservíveis gerados no Brasil”.
Estimativas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo apontam que no Brasil há em torno de cem milhões de pneus velhos descartados na natureza. e uma resolução federal instituiu a responsabilidade do produtor e do importador pelo ciclo total do produto. Mas entre 2002 e 2006, essa meta foi atingida uma única vez. Como se vê, o Brasil já tem lixo de sobra, não consegue dar um destino adequado ao mesmo e também não tem uma Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Saiba mais:
Incongruências palacianas
Lixão quilométrico
Pneus na natureza chegam a 100 milhões
Placar dos pneus
Sede de lixo
Importando problema
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A corrida maluca do financiamento climático
Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza →
Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica
1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina →
Brasileira recebe prêmio da National Geographic por solução que reduz atropelamentos de fauna
A bióloga Fernanda Abra foi premiada após transformar pontes para fauna em referência de conservação nas rodovias da Amazônia →
