O ministro Carlos Minc e outros dirigentes do Ministério do Meio Ambiente reuniram hoje (14) com representantes das principais organizações não-governamentais ambientalistas do país. Eles debateram a proposta de Código Florestal fechada entre Ministério do Meio Ambiente e entidade como Contag, Fetraf e CUT, mas sem bater o martelo sobre um texto alternativo. Uma decisão ficou para o dia 20. A idéia é tentar um acordo mais forte e apresentar uma alternativa de legislação mais coerente com a preservação do meio ambiente em audiência com Lula, no dia 22.
Conforme uma ambientalista do Distrito Federal, um texto conjunto deverá reconhecer aspectos da agricultura familiar e avançar em medidas para proteção e recuperação dos ambientes naturais em todo o país. Algo distante das propostas ruralistas aventadas até o momento.
A proposta acertada entre Minc e movimentos de esquerda prevê até 100% da área de preservação permanente somada ao percentual de reserva legal, cultivo de lavouras temporárias em várzeas, mas sem desmatamento, não aceita redução de áreas protegidas em lei, mas dá passagem a manejo com espécies exóticas desde que não prejudiquem as funções ambientais de cada área. Além de tudo, prevê que a averbação de reserva legal por agricultores familiares seja gratuita, com apoio do poder público.
Confira aqui a proposta do Ministério do Meio Ambiente e movimentos sociais para o Código Florestal.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Onça-pintada que apareceu na zona urbana de Foz é capturada em segurança
Burburinho gerado pela aparição do felino em bairro residencial é aumentado pela disseminação de imagens falsas produzidas por IA em portais de notícias locais →
Implantação do Corredor Azul, no Rio de Janeiro, começa com duas novas UCs
Prefeito carioca assinou neste domingo (28) decreto que cria Refúgio de Vida Silvestre das Florestas de Jacarepaguá e a APA das Lagoas de Jacarepaguá para conectar Pedra Branca e Floresta da Tijuca →
Calor extremo: o alerta da Europa e os riscos no Brasil
Diferentemente de enchentes, as ondas de calor nem sempre produzem imagens imediatas de destruição. Seus efeitos aparecem nos prontos-socorros, nas residências superaquecidas →
