Salada Verde

Sem respostas

A Promotoria de Justiça de Mato Grosso convocou uma reunião para pedir respostas a diversos órgãos públicos sobre seu comprometimento na prevenção e no combate às queimadas e à fumaça no estado. DNIT e Sinfra, responsáveis pela manutenção das faixas de domínio nas estradas, não compareceram. Intermat, o órgão estadual de terras, e Incra também não deram as caras. Uma das reclamações da promotora estadual de meio ambiente de Mato Grosso, Ana Luiza Peterlini, foi em função do não encaminhamento das multas ao Ministério Público para que haja responsabilização criminal pelas queimadas. “Queremos acompanhar o pagamento das multas, mas que eu saiba nenhuma autuação por queimadas chegou ao nosso conhecimento até agora”, diz a promotora. A intenção dela era reunir informações, identificar problemas e sugerir procedimentos legais para saná-los. Algumas de suas idéias eram liberar queimas controladas apenas para “áreas pequenas”, proibição total de queima de palha nos canaviais e criação de câmaras temáticas especializadas para lidar com os casos. O problema foi o tempo. Em se tratando do período de seca, já iniciado, qualquer ação a essas alturas só vai surtir algum efeito para a estiagem do ano que vem. De uma maneira geral, as autoridades ambientais e de saúde pública presentes à reunião mostraram-se bastante otimistas, depois de terem passado um ano de 2008 com queimadas expressivamente menos recorrentes em Mato Grosso, se comparadas as de 2007, consideradas as piores dos últimos anos. O céu azul visto de Cuiabá em setembro, quando a cidade costuma ficar completamente coberta por fumaça, foi considerado sinal de vitória. Em 2008, o estado registrou 40 mil focos de calor, contra 118 mil focos no ano anterior, quando o aeroporto da capital funcionou com as luzes de balisamento noturnas ligadas durante quase dois meses a fio por causa da péssima visibilidade. O governo de Mato Grosso se esforça a cada ano para mostrar que está investindo pesado no combate às queimadas. Em 2009 deu um passo concreto louvável. A partir de agosto começam a operar três bases aéreas – em Sinop, Água Boa e Cuiabá – com oito aeronaves alugadas para atender as ocorrências de incêndios no estado.

Salada Verde ·
16 de julho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2026

Ipaam regulamenta cadastro ambiental obrigatório e integra sistema ao Ibama no Amazonas

Norma unifica registros, define cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Amazonas (TCFA/AM) e amplia controle sobre atividades potencialmente poluidoras

Salada Verde
16 de abril de 2026

WWF-Brasil e Copaíba assumem Pacto da Mata Atlântica para destravar restauração

Nova coordenação aposta em articulação entre políticas públicas, financiamento e território para ampliar a escala e a efetividade da restauração no bioma

Notícias
16 de abril de 2026

Novos editais da BR-319 são contestados na Justiça por possíveis ilegalidades ambientais

Observatório do Clima prepara ação contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e aponta ausência de licenciamento e riscos climáticos na pavimentação do “trecho do meio”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.