Salada Verde

Sementes crioulas na final

Trabalho de 14 anos vem ajudando a preservar sementes crioulas de variedades como milho catete branco, feijão-arroz, favas, abóboras e melancias.

Salada Verde ·
27 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Banco de Sementes Crioulas de Canguçu, no interior do Rio Grande do Sul, é um dos finalistas para o prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social deste ano. O trabalho de 14 anos vem ajudando a preservar sementes de variedades como milho catete branco, feijão-arroz, favas, abóboras e melancias. Sementes crioulas como essas não sofreram nenhuma modificação genética pela mão do homem e guardam um patrimônio genético ameaçado pela monoculturas e uso de produtos transgênicos. Pelo menos 40 mil pessoas já foram beneficiadas pelo banco na região de Canguçu e municípios vizinhos. O resultado da premiação sai dia 24 de novembro e as oito melhores tecnologia  receberão cada uma 50 mil reais.

Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.