Salada Verde

Quanto custa e quanto vale

Em seis meses governo quer apresentar primeiras estimativas sobre contribuição econômica das unidades de conservação.

Salada Verde ·
28 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Veadeiros: parque nacional movimenta 6 milhões de reais por ano. Foto: Aldem Bourscheit
Veadeiros: parque nacional movimenta 6 milhões de reais por ano. Foto: Aldem Bourscheit

O governo disparou essa semana um complexo estudo sobre a contribuição dos parques nacionais e outras unidades de conservação para vários setores da economia.

Durante o último congresso brasileiro de áreas protegidas, em Curitiba, foi divulgado que elas precisam de 1,8 bilhão de reais em investimentos. Agora, é preciso saber quanto elas contribuem financeiramente com produtos e serviços como extrativismo, turismo, esportes de aventura, caça de subsistência, água para agricultura e geração de energia, manutenção de clima, estocagem de carbono, valorização de imóveis e proteção de biodiversidade.

“Mostramos quanto custa manter o sistema de unidades de conservação. Agora, precisamos descobrir quanto valem para a economia os recursos que ele gera”, explicou Fábio França, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente.

Apoiado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e capitaneado pelo professor da Universidade de Brasília Jorge Nogueira, o estudo pode extrapolar valores reconhecidos quase que somente por ambientalistas e, com a ajuda dos números, aumentar o entendimento sobre a importância dessas áreas por outros setores do governo e da sociedade.

Mesmo ainda não totalmente implementado, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) movimenta 6 milhões anuais em pousadas, viagens, restaurantes e outros serviços, conforme a consultoria Nave Terra.

Segundo Nogueira, mesmo parques nacionais muito visitados como Tijuca, Iguaçu e Fernando de Noronha ainda contribuem pouco frente o conjunto da economia nacional. Mas o potencial é imenso quando se observam os chamados “serviços ambientais”. “Os serviços prestados pelas unidades de conservação são a galinha dos ovos de ouro, mas ainda são pouco reconhecidos”, destacou.

As primeiras estimativas são esperadas para daqui a seis meses. Um relatório consolidado será apresentado em outubro de 2010 na COP sobre biodiversidade de Nagóia (Japão).

Aldem Bourscheit

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.