Salada Verde

Para as montanhas brasileiras

Entidades podem enviar sugestões para montagem de programa nacional de conservação de montanhas. Seminário debaterá assunto em dezembro, no Rio.

Salada Verde ·
18 de novembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Montanhismo no Cerrado da Chapada dos Veadeiros. Foto: Aldem Bourscheit
Montanhismo no Cerrado da Chapada dos Veadeiros. Foto: Aldem Bourscheit

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro está pilotando a elaboração de um Programa Nacional de Pesquisas e Conservação em Ecossistemas de Montanhas. Para tanto, veiculou um formulário na Internet onde entidades selecionadas poderão oferecer sugestões à iniciativa. O prazo para envio de idéias é até antes de 14 de dezembro, quando começa um seminário fechado ao público sobre o assunto, no Rio. Depois de concluído, o programa será apreciado pela Comissão Nacional da Biodiversidade e poderá ser abraçado pelo governo para dar impulso a pesquisas, conservação e bom uso das montanhas.

Apicultor e especialista em gestão ambiental de sistemas florestais, Luis Felipe Cesar lembra que as diferenças de temperatura ao longo das montanhas ajudaram a lotear esses ambientes com rica biodiversidade. No caso específico da Mata Atlântica, quase tudo que resta do bioma está protegido em regiões de altitude. “Montanhas também são ótimas captadoras e fornecedoras de água, além de muito bonitas”, disse o diretor-executivo da ong Crescente Fértil.

A construção de planos nacionais sobre montanhas ganhou força em 2002, quando as Nações Unidas declararam aquele ano como voltado à proteção desses locais. À época, Cesar fez memorável discurso sobre os cumes brasileiros na reunião da Associação Mundial de Moradores de Montanhas (veja abaixo), em Quito (Equador).

Um dos planos nacionais mais elogiados é o Turquino-Manatí, de Cuba. Isso mesmo. A ilha caribenha descobriu o problema e fez a lição de casa ainda em 1987. A produção cubana de café e outros itens ocorre majoritariamente em montanhas. Graças ao programa, também foram criadas quatro universidades formando profissionais que estão ajudando o país a melhor usar e conservar esses ambientes.

Saiba mais:
O Himalaia é aqui

Leia também

Colunas
25 de novembro de 2024

A missão do Brasil para a COP30

O país anfitrião da COP30 precisa integrar de forma qualificada suas crianças e jovens para liderar a pauta climática

Notícias
25 de novembro de 2024

Gás natural que será exportado ao Brasil viola direitos indígenas na Argentina

MME assinou memorando para viabilizar importação de gás extraído em Vaca Muerta e responsável por problemas ambientais e de saúde em região habitada pelo povo Mapuche

Reportagens
25 de novembro de 2024

Brasil quer colocar Oceano em destaque no Tratado de Plásticos

Países se reúnem a partir desta segunda-feira para última rodada de negociações do acordo para combater a poluição plástica no planeta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.